26 de abril de 2024 01:17

Começa o velório da poetisa e escritora Avelina Noronha

Iniciou agora há pouco o velório do ícone da cultura lafaeitense, Avelina Noronha de Almeida, a Dona Avelina. Ele acontece no Solar Suassuhy e estende até às 15:00 horas, quando em seguida ocorre o sepultamento no Cemitério da Capela de Santo Antônio.

“Nossa madrinha” faleceu na noite de ontem (26), no Hospital e Maternidade São José, aos 68 anos. O dia é luto na cultura de Minas, mas “nossa mestra” deixa o legado de encanto, de doçura, de generosidade, de carinho, de humildade e e de dedicação exemplar a preservação da memória de sua terra-natal. “Todo encontro é também despedida”, diz a canção do compositor mineiro, Milton Nascimento. Dona Avelina era colunista do site e jornal CORREIO DE MINAS.

Academia de Letras

Lei nota da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL). “Nascida em Conselheiro Lafaiete no dia 13 de novembro de 1934, filha do jornalista Jair Noronha e da professora Maria Augusta Noronha, D. Avelina sempre esteve à disposição da cultura, das letras e das ciências. Em Lafaiete ajudou a fundar a ACLCL e ao longo dos 27 anos de atuação esteve sempre presente nas ações da entidade.

Escritora afamada tem trabalhos publicados em diversas coletâneas. É autora do livro Garimpando no Arquivo de Jair Noronha (2013), Relicário Irmandade de Santo Antônio de Queluz (2017) e organizadora das obras Poetas Queluzianos e Lafaietenses (1991) e Agenda de Santo Antônio de Queluz (1992).

Genealogista e Historiadora colaborou com diversas pesquisas no Brasil e Portugal através de seus blogs que contém ricos acervos ligados a Queluz de Minas e Conselheiro Lafaiete.

Além de pertencer ao quadro efetivo-fundador da ACLCL é membro da Academia Municipalista de Letras de MG, do Colégio Brasileiro de Genealogia e do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói-RJ.

Madrinha dos poetas queluzianos e lafaietenses sua passagem abre uma lacuna imensurável no campo cultural e histórico de Minas Gerais. Aos familiares e amigos nosso pesar, orações e preces. Em respeito à sua memória fica instituído luto oficial de sete dias”.

Prefeitura
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete externa profundo pesar pelo falecimento de Avelina Noronha de Almeida.


Professora, escritora, poetisa e historiadora que trabalhou incansavelmente em prol da cultura e da história de Conselheiro Lafaiete, deixando um legado de inestimável valor.
Sua inteligência, generosidade e bondade eram únicos, assim como seu talento, o que lhe rendeu reconhecimento através de prêmios literários nacionais e internacionais.
Neste momento a Administração Municipal se solidariza com a família enlutada e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela grande perda.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade