30 de abril de 2024 05:47

Comerciantes enviam carta a Zema contra novas restrições a bares e restaurantes

Empresários de Tiradentes argumentam que funcionamento restrito do setor no Dia dos Namorados trará prejuízos

Próximo ao Dia dos Namorados, as novas restrições a bares e restaurantes preocupam comerciantes do setor em Minas, que enviaram uma carta ao governador Romeu Zema (Novo) pedindo que a medida seja reconsiderada. O documento foi assinado pela Associação Empresarial de Tiradentes (Asset).

A restrição faz parte das mudanças mais recentes no programa Minas Consciente anunciadas na última semana, que passaram a valer nesse domingo (6) em 343 municípios das macrorregiões Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul, incluindo a turística Tiradentes, de onde partiu o apelo.

Na nova regra, bares e restaurantes só podem atender ao público presencialmente até 19h, o que, para os empresários do setor, prejudica “uma das noites mais importantes para o setor gastronômico noturno: a noite do Dia dos Namorados”, diz trecho da nota. A carta ainda fala em nome das academias, que também tiveram o funcionamento proibido nos novos critérios da Onda Vermelha do programa.

No apelo enviado ao executivo estadual, os comerciantes argumentam que a situação financeira dos estabelecimentos após 15 meses de pandemia já é preocupante e pode se agravar com novas restrições. “Estamos defendendo o funcionamento do setor gastronômico noturno, o qual envolve atividade sem potencial de aglomeração e realizada com reserva previa, e de academias, as quais prezam pela manutenção da saúde dos indivíduos.”

O presidente da Asset, Wellerson Cabral, esclarece os prejuízos para o setor especialmente na data em que a restrição se aplica.  “Com a suspensão das atividades, todo o setor gastronômico noturno fica sem a possibilidade de operar de forma adequada. Em especial nesta data do dia 12 de junho, o Dia dos Namorados, que é a noite que mais gera recursos financeiros no ano para bares e restaurantes. Essa determinação pode acabar gerando uma cadeia de desemprego catastrófica para uma parcela da economia que já vem sofrendo há 15 meses sem amparo”, argumenta.

Procurado, o Governo de Minas não confirmou o recebimento da carta, mas informou que “segue atento às necessidades de todas as categorias frente às dificuldades impostas pela pandemia” (leia a nota na íntegra abaixo). O secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacchereti, concede uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (8) para falar sobre a situação da pandemia em Minas, será a primeira após o anúncio dos novos critérios do Minas Consciente.

Leia a carta na íntegra:

Neste fim de semana tivemos a notícia que bares e restaurantes, de algumas regiões do estado de Minas Gerais, não poderão atender presencialmente após as 19h e a proibição do funcionamento de academias e salões de beleza valendo a partir do dia de ontem. 
Essa notícia é extremamente preocupante devido a situação financeira que os estabelecimentos vêm passando após 15 meses de pandemia e restrições em funcionamento. Ainda mais preocupante por interferir numa das noites mais importantes para o setor gastronômico noturno: a noite do Dia dos Namorados!
Lamentamos as perdas e entendemos que as medidas tomadas até aqui ocorram para que o quadro não seja ainda mais grave.
Por outro lado, restaurantes e bares são essenciais para a manutenção da economia local e que funcionam como sustento da economia das cidades, especialmente em cidades turísticos que se portam como principal atrativo, que clamam por atenção e precisam de amparo. Além disso, academias são comprovadas como eficazes e indispensáveis à manutenção da saúde, ainda mais num momento em que nossa principal preocupação é a saúde da população.
Essa medida irá impactar diretamente no desemprego das cidades que sofrem essa restrição e gerar ainda mais prejuízo social. O setor gastronômico noturno, as academias e salões de beleza já passam por 15 meses de prejuízo financeiro e não podem se submeter ainda mais a esse impedimento. Após recorrermos a todos os recursos oferecidos pelo governo não podemos mais sofrer com esse fechamento.
As cidades turísticas dependem dos estabelecimentos para a manutenção do movimento e do fluxo de turistas. É lamentável ficar inerte como estamos. Cidade turística vive de turismo e a gastronomia se destaca como um dos maiores pilares que sustenta essa economia!
Estamos defendendo o funcionamento do setor gastronômico noturno, o qual envolve atividade sem potencial de aglomeração e realizada com reserva previa, e de academias, as quais prezam pela manutenção da saúde dos indivíduos.
Não queremos ignorar o cenário pandêmico que vivemos, queremos apenas que nosso direito de trabalhar seja garantido, dentro de todos protocolos que desde início da pandemia instituímos em nossos locais de trabalho para preservar nossas vidas, de nossos colaboradores e de nossos clientes!
Estamos dispostos a mais rigidez nos protocolos, optando pela diminuição do número de pessoas e não nessa restrição de horário imposta, muito menos que os estabelecimentos sejam impedidos de abrir, a poder operar de uma forma que o risco de infecção pelo vírus seja ainda menor. 
Nos colocamos a disposição para abrir um diálogo entre empresários e autoridades a fim de pensarmos juntos numa nova maneira de atuar sem prejudicar tanto o sistema de saúde, quanto a integridade de nossos funcionários e a saúde financeira de nossos negócios.

Agradecemos a oportunidade de fala e esperamos encarecidamente que o Poder Público aja com sabedoria.

Nota do Governo de Minas

O Governo de Minas Gerais segue atento às necessidades de todas as categorias frente às dificuldades impostas pela pandemia. As definições relativas ao plano Minas Consciente são avaliadas semanalmente e divulgadas sempre às quintas-feiras, após análise dos indicadores epidemiológicos realizada pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Quaisquer alterações nas orientações para as respectivas ondas que norteiam o funcionamento das atividades econômicas no estado são comunicadas nesta data.

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade