25 de abril de 2024 03:03

Como baixar o processo administrativo do INSS e acelerar minha revisão? Descubra!

O processo administrativo é um documento indispensável na hora de solicitar a revisão do valor da aposentadoria junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Considerando a grande quantidade de pedidos, o prazo para conseguir ter acesso ao documento pode levar até dois meses.

Somente no Estado de São Paulo, há cerca de 29 mil pedidos em aberto, enquanto os pedidos de assistenciais a pessoas com deficiência já somam 47,6 mil. Já os pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição chegam a 45,5 mil, e por idade a 30,4 mil.

O que poucos contribuintes sabem é que essa etapa pode ser evitada, já que possível baixar o processo diretamente pelo Meu INSS em muitos dos casos. Desde 2018, os pedidos utilizam apenas cópias digitalizadas, que podem ser retiradas pela internet.

“Em vez de pedir o processo e entrar na fila onde estão todos os outros requerimentos e esperar até 60 dias, o segurado pode baixar o processo em um minuto”, afirmou Anderson Borges, chefe da Divisão de Benefícios da Superintendência do INSS em São Paulo.

Pelo portal Meu INSS, o segurado também pode solicitar a cópia do processo, o que gera um pouco de confusão. “O requerimento de cópia do processo é voltado para os segurados com pedidos mais antigos, que ainda não foram digitalizados”, explicou Borges.

Assim, para realizar a revisão sem precisar esperar meses por um documento, basta acessar o Meu INSS, clicar em “Agendamentos/Solicitações” e acessar o item correspondente à solicitação do benefício cujo processo o aposentado quer baixar.

Como baixar a cópia digital do processo administrativo?

Aqueles que já estão cadastrados no Meu INSS precisam seguir o passo a passo abaixo para ter acesso à cópia digital do processo de análise do pedido ou concessão da aposentadoria ou pensão. Confira:

  • Abra o Meu INSS (aplicativo ou site meu.inss.gov.br);
  • Insira seu CPF e senha;
  • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Procure entre as fichas de solicitações aquela que corresponde ao pedido do benefício cujo processo administrativo você quer baixar;
  • Clique na lupa para ver detalhes;
  • Clique em “ Baixar processo”.

Informações importantes

Na tela inicial, existe a opção “Cópia de Processo”, que pode confundir alguns usuários da ferramenta. Esse não é o documento exigido, e serve apenas para casos em que não há cópia digital do processo. Assim, um servidor do INSS terá que copiar o processo e disponibilizá-lo via Meu INSS.

Depois da solicitação do PA, o segurado deve aguardar em uma fila de pedidos até ter sua solicitação analisada, o que pode levar algumas semanas.

Vale destacar que os processos em papel seguem sendo disponibilizados para beneficiários do INSS que não têm acesso à internet. Para solicitar a cópia física, basta ligar no número 135. Sempre que não houver necessidade de um atendimento presencial, evite ir a uma das agências do INSS, que estão operando com capacidade reduzida durante a pandemia.

Leia mais: Receba mais dinheiro do INSS pedindo revisão de benefícios; Veja como fazer

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade