26 de abril de 2024 12:21

Congonha solicita aquisição da Sputnik V ao consulado da Rússia

Cerca de 70 mineiras, incluindo Belo Horizonte, já procuram o Consulado da Rússia em Minas Gerais para solicitar negociações de compra da vacina Sputnik V. Dentre os municípios estão Pedro Leopoldo, Contagem, São João de Bicas, Sarzedo, Nova Serrana, Congonhas e Santa Luzia, entre outros. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não aprovou a substância, mas autorização deve ocorrer nos próximos dias.

O consulado é único caminho oficial de interlocução com o Fundo de Investimentos Direto da Rússia, responsável pela comercialização do imunizante. Segundo a entidade, cada dose da Sputinik custa 10 dólares, quase R$ 60.

De acordo com a Cônsul Honorária da Federação da Rússia em Minas, e Vice-Presidente regional da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Carolina Bernades Machado, a expectativa é de que as doses cheguem ainda neste primeiro semestre de 2021.

“O consulado está recebendo e organizando todas as demandas para dar celeridade e confiabilidade a todo o processo. Em Belo Horizonte já temos os primeiros documentos e o processo está seguindo da forma mais célere possível. O tempo para chegada das doses depende de questões logísticas e da produção delas na Rússia, mas a expectativa é que aconteça ainda primeiro semestre”, explicou. 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade