19 de abril de 2024 16:43

Congonhas e Ouro Preto: inscrições abertas para cursos técnicos e superiores gratuitos do IFMG

Estão abertas, até 21 de junho, as inscrições do processo que irá selecionar estudantes para ingressar no Instituto Federal de Minas Gerais no 2º semestre letivo deste ano. Na Região Central do estado, os campi Congonhas e Ouro Preto concentram cerca de 250 vagas em cursos técnicos e superiores, voltados para quem já concluiu ou está cursando o Ensino Médio.

São duas modalidades de cursos técnicos: os concomitantes, para pessoas que estejam cursando o Ensino Médio em outras escolas e desejem fazer a formação técnica, simultaneamente, no IFMG; e os subsequentes ou pós-médios, para quem já concluiu ou vai concluir o Ensino Médio até a data de matrícula. Já os cursos superiores podem ser de bacharelado ou tecnológicos. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 25.

CURSOS OFERTADOS:

Congonhas:

Técnico subsequente em Mecânica (35 vagas)
Técnico concomitante em Edificações (35 vagas)
Técnico concomitante em Mineração (35 vagas)
Graduação em Engenharia Mecânica (40 vagas)

Ouro Preto:

Técnico subsequente em Edificações (25 vagas)
Técnico subsequente em Segurança do Trabalho (36 vagas)
Graduação tecnológica em Gestão da Qualidade (36 vagas)

SELEÇÃO – Em função da pandemia, o processo de seleção dos cursos técnicos se dará por meio de análise do desempenho escolar. Portanto, para concorrer, é necessário apresentar um documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio, no caso de candidatos a cursos subsequentes; e do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, no caso de candidatos a cursos concomitantes. No ato da inscrição, será necessário preencher o campo específico com as notas e anexar o documento digitalizado.

Para os cursos de graduação, serão usadas como critério seletivo as notas do Enem dos últimos três anos (2018-2019-2020).

COTAS – Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e a uma vaga específica (V3985) destinada a candidatos que não se enquadram nos demais grupos de cotas.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet. O acesso aos editais e ao sistema de inscrições pode ser feito pelo site www.ifmg.edu.br. Há vagas também nos campi Bambuí, Ibirité e Ribeirão das Neves.

FONTE MAIS MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade