Tem início nesta terça-feira (2), a vacinação contra a Covid-19 para idosos entre 84 e 88 anos em Congonhas. A Secretaria Municipal de Saúde informou que receberá 430 doses de vacina ainda hoje. Destas, 130 doses são da Coronavac produzida pelo Instituto Butantan e 300 doses da Covishield produzidas pela Fio Cruz.
Este montante, de acordo com a secretaria, é suficiente para a aplicação da primeira dose do imunizante para 296 idosos de 85 a 88 anos e 124 pessoas com 84 anos.
A Secretaria de Saúde orienta que os idosos não precisam ir até o posto de saúde, pois a estratégia é que as equipes de saúde da família realizem a vacinação domiciliar durante esta semana.
Também nesta semana está sendo realizada a vacinação domiciliar com a segunda dose para os idosos de 89 anos ou mais que receberam a vacina duas semanas atrás.
Na remessa que chega hoje a Congonhas não foram recebidas novas doses destinadas exclusivamente aos profissionais de saúde.
A Secretaria de Saúde lembra que Congonhas continua seguindo estritamente as recomendações do Ministério da Saúde sobre os grupos prioritários para vacinas e que não há previsão de chegada de novas doses de imunizantes contra o coronavírus. Por isso, a recomendação é que as pessoas continuem mantendo todos os cuidados necessários para evitar o contágio e a propagação da doença.
Foto: Augusto Ricelli