Economia com novo equipamento será de R$10 mil/mês
A Sociedade Hospital Queluz compartilha com a população de Conselheiro Lafaiete e microrregião, algumas importantes conquistas dos anos de 2020 e um pouco de 2021, apesar de todas as dificuldades advindas do cenário assustador, que ainda persiste, causado pela Pandemia da Covid-19.
Com 113 anos de existência, o hospital é referência em ginecologia/obstetrícia. Anualmente, são realizados cerca de 1.5 mil e aproximadamente 7,4 mil atendimentos ambulatoriais às gestantes que necessitam de assistência à saúde e ou cuidados especiais.
Em função da pandemia da Covid-19, o Hospital Queluz está, desde abril de 2020, trabalhando com metade dos seus leitos hospitalares. Isto se deve ao fato de que para ajudar o município a nossa instituição acolheu o Hospital São Camilo nas nossas dependências, sem ônus para esta instituição, para que o município, no prédio do São Camilo, pudesse estruturar o Hospital de Campanha para atendimento aos pacientes com coronavírus.
Apesar de ser um Hospital de Pequeno Porte (HPP), o Queluz acredita preencher um espaço importante na rede de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Conselheiro Lafaiete e microrregião. Conforme citação abaixo, “os HPP’s merecem destaque nessa rede, representando cerca de 64% dos serviços hospitalares brasileiros. Apesar de sua baixa complexidade, representam significativa relevância estratégica para o Sistema Único de Saúde e alto potencial de resolubilidade para a atenção básica e o primeiro nível da média complexidade”. (Ciênc. saúde coletiva vol.12 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2007).
É mister salientar que o Hospital Queluz tem prestado atendimento a população, realizando a mesma média de partos e atendimentos ginecológicos de anos anteriores, mas com a metade da sua capacidade instalada. Este mérito é de toda a equipe que ininterruptamente trabalha e se esforça para atender, da melhor forma possível, a população.
A instituição está em dia com todas as obrigações trabalhistas e de alvarás de funcionamento, principalmente no que tange à Vigilância Sanitária, ou seja, o Hospital Queluz possui plenas condições sanitárias para funcionamento em toda a sua extensão.
Recentemente, mais uma conquista imensurável para o hospital, qual seja: o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o tão sonhado AVCB que traz tranquilidade para todos e regulariza a questão do alvará de funcionamento da instituição.
Não poderíamos deixar de mencionar, as várias adequações institucionais e assistenciais que foram realizadas, como por exemplo, a construção de um novo telhado, a aquisição de novos equipamentos para melhoria do bloco cirúrgico, berçário e sala de parto normal, a oferta de plantão presencial 24 horas dos pediatras na sala de parto, a chegada de estudantes de medicina participando e contribuindo com a assistência.
Desafios
Hospital Queluz tem buscado diariamente enfrentar os desafios para manutenção da assistência aos pacientes, mas com foco nos seus valores institucionais de humanização, solidariedade, comprometimento, ética, respeito, competência e buscando sempre a inovação, com vistas a atender as necessidades e expectativas dos pacientes, valorizando a vida, através de um processo contínuo de aperfeiçoamento humano e técnico.
Hoje (25) iniciou um novo momento em sua trajetória secular. Todavia, a comemoração desta data inicia-se, na verdade, em meados de agosto de 2020, quando foi decidido que tentaríamos promover uma negociação dos débitos de faturas vencidas com a Cemig. A negociação com a concessionária de energia elétrica, após sucessivos diálogos, explanações, comprovações técnicas e encaminhamento de provas demonstrando as dificuldades financeiras e a vontade de honrar com os compromissos aconteceu e, então, decidiu-se pela tentativa de realização de um sonho da instituição: a instalação da energia fotovoltaica, ou seja, a possibilidade real de o hospital produzir sua própria energia elétrica.
Esta fotografia, desejada em sonhos por muitos que aqui estão e outros que aqui estiveram, é o resultado final de um trabalho árduo, mas que valeu a pena, pois o Hospital produzirá luz, advinda de sua própria usina de energia.
“Sabemos que o gasto de energia humana para concretização deste sonho, foi imenso, além de ter sido permeado de obstáculos quase intransponíveis. Contudo, aprendemos, na caminhada rumo ao quase impossível, que juntos somos muito mais fortes para vencer as dificuldades. E vencemos, com o apoio de pessoas que acreditaram no Hospital Queluz. Aproveitamos a oportunidade para justamente agradecer a todos(as) que nos ajudaram a transpor este desafio. Ressaltamos, ainda, que o Hospital Queluz conta com a solidariedade de todos(as) para continuar concretizando projetos focados na sustentabilidade e melhorando a instituição. Ao mesmo tempo fazemos o convite para que a população se alegre conosco, neste momento tão importante para o hospital. Em homenagem ao nosso querido e eterno provedor, senhor Francisco Rodrigues Pereira (in memoriam), dedicamos esta matéria, pois sabemos o quanto ele deve estar alegre com as conquistas do Hospital Queluz e, por certo, está contemplando, ao assento de alguma nuvem, esta linda e prazerosa imagem fotovoltaica do Hospital Queluz”, comemorou a diretoria.