19 de abril de 2024 06:24

CPF de plástico não existe mais: como imprimir seu documento pela internet

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, você não precisa mais se deslocar para ter em mãos um dos seus documentos mais importantes: o CPF. Além de diversos aplicativos do governo que digitalizam o documento, você também pode imprimi-lo pela internet e guardar na carteira, para o caso de ser necessário a comprovação de forma física do cadastro.

Desde 2011, o CPF de plástico deixou de ser emitido pela Receita Federal, validando assim, o formato em papel. Para os mais novos que irão solicitar o documento, é preciso comparecer nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios e apresentar um documento oficial de identidade para obter o número. Em seguida, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento.

Isso também vale para a 2° via do documento e, segundo o site da Receita, a impressão pode ser feita “quantas vezes forem necessárias”. Com a mudança, órgãos públicos e empresas não podem exigir ao cidadão a apresentação do cartão CPF em formato plástico para efeito de comprovar a inscrição.

A comprovação pode ser feita mediante a apresentação de outros documentos que constem o número, como o Comprovante de Inscrição do CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal ou Comprovante de Inscrição impresso a partir da página da Receita Federal na internet: o qual você irá aprender imprimir agora.

A impressão do CPF é simples, rápida e sem custos. Para o acesso, será necessário que você tenha em mãos seu nome completo, o nome de sua mãe, sua data de nascimento e o número de registro de seu CPF.

Como imprimir meu CPF pela internet?

1. Acesse a página da Receita Federal para impressão do CPF pelo seguinte link servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/impressaocomprovante/consultaimpressao.asp, preencha seus dados e toque em “Enviar”.

Irá surgir alguns caracteres de segurança para você digitar. Insira-os no campo indicado e toque em “Ok”;

2. O documento em sua forma digital já aparecerá para você. Para imprimir, clique em “Preparar página para impressão”;

3. Na página seguinte, clique em “Imprimir” e defina a impressora. Depois toque em “Imprimir” ou “Salvar”, se estiver escolhido salvar o documento em PDF no seu computador.

Prontinho! Agora você já sabe como imprimir o seu CPF pela internet. Se desejar, você pode plastificar o documento para mantê-lo longe de rasuras dentro da carteira.

FONTE Olhar Digital

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade