Uma das próximas medidas a serem tomadas pela Câmara é a respeito do crédito consignado do INSS. Assim, os valores da margem de empréstimo consignado oferecidos a beneficiários devem aumentar de 35% para 40% da renda. No entanto, isso também impactará na capacidade de endividamento da população. Por isso, a mudança exige um cuidado ainda maior dessas pessoas, tanto para seu controle financeiro, quanto para não cair em nenhum tipo de golpe; afinal, as reclamações de beneficiários tanto sobre golpes quanto sobre assédio de empresas do ramo para oferecer esses tipos de crédito são crescentes.
Para evitar o problema, o governo criou algumas medidas para combater esse tipo de prática, como o bloqueio, por 90 dias, de benefícios recém-concedidos. Além disso, o governo também criou a plataforma “Não Me Perturbe”, que ajuda no bloqueio de números de telefone insistentes de telemarketing.
Quais são as regras atuais para o empréstimo consignado?
Bom, em primeiro lugar, quem tem interesse no crédito consignado do INSS pode comprometer até 30% do valor mensal do seu benefício. Já a taxa máxima de juros de empréstimo é de 1,8% ao mês, com a dívida podendo ser parcelada em até 84 meses. Contudo, você também tem disponível um cartão de crédito consignado, podendo comprometer 5% da margem de renda. Nesse caso, a taxa de juros é de 2,7%.
Atualmente, todos os bancos possuem convênios com o INSS para fornecer o empréstimo consignado, e a solicitação é bem simples. Entretanto, lembre-se sempre de conferir se o seu agente de crédito é certificado. Outra vantagem é que se você tem o número de telefone cadastrado na sua instituição, é possível fazer a contratação apenas com uma ligação.
Como reclamar de ligações abusivas?
Por fim, se você tem recebido muitas ligações com ofertas de empréstimo, e deseja reclamar desse tipo de abuso, pode fazer um pedido por meio do site Não Me Perturbe. Esse serviço, criado por bancos em parceria com operadoras de telefone, bloqueia o número indesejado para esse tipo de oferta. O prazo para o bloqueio, no entanto, é de até 30 dias após a solicitação.
Além disso, é preciso ficar de olho em possíveis golpes. Em geral, nesses casos, o criminoso obtém dados e informações como nome, CPF e número do benefício, realizando o empréstimo. Depois, saca o dinheiro e deixa as parcelas para você pagar. Por isso, confira sempre seu extrato de pagamento do benefício, em busca de irregularidades, e nunca forneça seus dados a partir de canais de atendimento não oficiais (desconfie, sobretudo, de links enviados por SMS, e-mail e até WhatsApp).
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Imagem: fizkes/shutterstock