Equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Fiscais de Obras e Posturas do Município com o apoio da Policia Militar continuam atendendo diariamente inúmeras denúncias de descumprimento das regras do decreto da Onda Roxa em Congonhas, feitas através do Disque Covid-19.
Nesta quinta-feira (25), os agentes abordaram e multaram diversas pessoas que estavam na Praça Prof(a) Dinorah de Oliveira Senra, no cruzamento de acesso aos bairros Boa Vista, Lamartine e Vila São Vicente, sem o uso de máscaras e sem manter o distanciamento necessário.
Em bairros como o Joaquim Murtinho, por exemplo, foram observadas irregularidades em estabelecimentos comerciais e os proprietários foram autuados e orientados quanto à gravidade da situação epidemiológica no município.
Essas medidas visam conscientizar a população sobre a preocupante situação da Covid-19 em nosso município, tendo em vista a lotação dos leitos clínicos e de UTI para pacientes acometidos pelo coronavírus em Congonhas.
Somente nesta semana foram registrados quatro óbitos na cidade em decorrência da Covid-19 e uma média diária de 40 novos diagnósticos positivos para a doença. Situação que se torna ainda mais preocupante devido à falta de leitos disponíveis em todo estado para o tratamento dos doentes.
Por essa razão, a Prefeitura de Congonhas, mais uma vez, reitera a extrema necessidade do apoio e a colaboração de toda a população para frear a disseminação da Covid-19. Recomenda-se que se evite sair de casa desnecessariamente e que seja feita a higiene constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel. O uso constante da máscara facial de maneira correta e o distanciamento social são fundamentais para diminuir a curva de contágio.
Se não houver a colaboração de todos nessa batalha, mais pessoas continuarão se infectar e a sofrer com a doença e toda a economia continuará sendo impactada por medidas duras e restritivas como as que foram impostas pelo governo estadual através do Programa Minas Consciente.
Para denunciar irregularidades como festas clandestinas e aglomerações, o cidadão pode enviar mensagens via WhatsApp para o telefone (31) 9 9616-5452. A fiscalização está ocorrendo 24horas e em casos extremos, o cidadão pode ligar também no 190.