Esta semana, foram anunciadas 9 novas rotas da empresa Itapemirim conectadas diretamente do aeroporto de Barbacena a Confins, em Belo Horizonte.
Além de Barbacena, o projeto inclui ainda Araxá, Capitólio, Diamantina, Governador Valadares, Montes Claros, São João Del Rei, Ubá e Varginha. Já na segunda fase, a programação de implementação é para as cidades de Brumadinho, Divinópolis e à região do Barreiro, em Belo Horizonte.
A previsão é de que os horários entre os ônibus e o terminal do aeroporto sejam sincronizados e as cidades serão interligadas por um único bilhete integrado, com direito a bagagens transladadas direto dos aviões para os ônibus. A empresa vai estudar a logística nas cidades para implementar o serviço.
Lafaiete
Já em Lafaiete a situação é inversa e o Aeroporto da Bandeirinhas, com mais de 50 anos de criação, está abandonado há várias gestões.
A pista está sem sinalização e tomada de buracos. Não cercamento do aeroporto e sempre animais entram a pista. Outro problema é mato que invade a pista por falta de manutenção (roçar) nas áreas adjacentes. “Estamos funcionando precariamente e com risco da ANAC fechar o aeroporto, caso nãos sejam feitas as reformas e investimentos pela prefeitura. Estamos no limite”, relatou o Administrador do Aeroporto da Bandeirinhas, Francisco Resende, conhecido como “Chiquinho”.
Ele informou que recentemente um funcionário da Secretaria Municipal das Obras visitou o local e levantou as demandas do aeroporto.
Estado
Chiquinho reclamou Governo do Estado. “Há vários anos na campanha do PREVINCENDIO, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Aeródromo das Bandeirinhas é amplamente utilizado pelas aeronaves de combate a incêndio em diversos parques estaduais, como Serra da Moeda e Ouro Branco, decolando com muito peso e danifica muito a pista de rolamento e em nenhum momento tivemos o apoio de algum órgão governamental ou mesmo da empresa que presta esse serviço para alguma melhoria”.