28 de março de 2024 07:55

Funcionário público é preso suspeito de exploração sexual de adolescentes

Ex-motorista do conselho tutelar de Verdelândia, no Norte de Minas, é suspeito de levar adolescentes para motéis em cidades vizinhas

Um funcionário público municipal, de 50 anos, foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nessa quarta-feira (2/5) em Verdelândia, na Região Norte de Minas, suspeito de estupro de vulnerável e favorecimento da prostituição de adolescentes

De acordo com investigações, conduzidas pela equipe especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente, o ex-motorista do conselho tutelar da cidade saía com algumas menores de idade para bares, onde consumiam bebidas alcoólicas.

Em seguida, ele levava as adolescentes para motéis em Jaíba e Janaúba, municípios localizados a cerca de 35 quilômetros de Verdelândia. “As jovens recebiam pequenas quantidades em dinheiro ou presentes para terem relação sexual com o suspeito e outros homens”, afirmou Gessiane Soares Cangussu, delegada que acompanhou o caso.
Após reunir provas contra o suspeito em inquérito policial, a delegada pediu ao Poder Judiciário a decretação da prisão preventiva. Ele foi ouvido na delegacia e encaminhado ao sistema prisional.
Segundo a Polícia Civil, as investigações prosseguem para averiguar a participação de outros envolvidos nos crimes. O inquérito policial deve ser encaminhado à Justiça nos próximos dias. 

O que é feminicídio?

Feminicídio é o nome dado ao assassinato de mulheres por causa do gênero. Ou seja, elas são mortas por serem do sexo feminino.
O Brasil é um dos países em que mais se matam mulheres, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. O país ocupa, desde 2013, o 5º lugar no ranking de homicídios femininos numa lista que inclui 83 países.

A tipificação desse tipo de crime é recente no Brasil. A Lei do Feminicídio (Lei 13.104/15) entreou em vigor em 9 de março de 2015.

O feminicídio é o nível mais alto da violência doméstica. É um crime de ódio, o desfecho trágico de um relacionamento abusivo.

O que é relacionamento abusivo e como sair dele?

Especialistas ensinam a identificar sinais de uma relação abusiva, falam sobre sua origem e explicam porque a violência doméstica é questão de saúde pública.

Como fazer denúncia de violência contra mulheres

  • Para denunciar e/ou buscar ajuda, ligue 180
  • Em casos de emergência, ligue 190

Saiba o que é a cultura do estupro

O Brasil tem um caso de estupro a cada oito minutos. Ao contrário do que o senso comum nos leva a acreditar, a violência contra as mulheres nem sempre ocorre de forma explícita.

Os abusos podem começar cedo, ainda na infância. Para tentar entender as origens dessa brutal realidade, o Estado de Minas ouviu especialistas em direito da mulher, ciências social e política, psicologia, filosofia e comunicação para mostrar como a cultura do estupro, da pornografia e da pedofilia fazem parte da nossa sociedade e estimulam, direta e indiretamente, esse ciclo de violência contra mulheres e crianças.

FONTE ESTADO DE MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade