O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), afirmou no início da tarde desta segunda-feira (18), em entrevista exclusiva ao Jornal da Itatiaia 2ª edição, que até o meio do ano os mineiros serão imunizados contra a covid-19.
As vacinas devem começar a ser aplicadas ainda nesta segunda no estado. Os primeiros a receber as doses são funcionários do Hospital Eduardo de Menezes, no bairro Bonsucesso, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, unidade referência em doenças infectocontagiosas e no tratamento contra o novo coronavírus.

“Até o meio do ano com toda certeza o mineiro terá recebido sua vacina”, declarou Zema, que já espera para o primeiro mês de aplicação do imunizante uma mudança no cenário da doença.
“Nesse mês de janeiro e início de fevereiro, em que uma massa expressiva de pessoas será vacinada, principalmente os mais expostos a riscos, nós já começaríamos a sentir uma redução do número de casos e de internação. É questão de 15, 30 dias para termos uma diferença bem expressiva no número que hoje está sobrecarregando o sistema de saúde.”
Mais doses
O governador acredita que nesta terça-feira (19) as prefeitura já poderão se dirigir às regionais para buscar as vacinas. Inicialmente, o estado recebeu cerca de 561 mil doses. “O ministério já deixou uma previsão de que daqui a sete dias uma nova remessa chegue para que o processo não pare. Essas 561 mil vacinas devem ser consumidas nesta primeira semana. [Na nova remessa] deve ser um volume semelhante a esse primeiro”, disse.
( Rádio Itatiaia )