Um grupo de empresários está desenvolvendo um projeto para um programa de renda básica. A ideia é dar assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social no país. Liderados por Evaristo do Amaral, o grupo Movimento Convergência Brasil conta com nomes como o de Luiza Helena Trajano e Jorge Gerdau.
Além disso, outros apoiadores importantes são o ex-presidente do Citi e presidente do conselho de administração do Banco do Brasil Hélio Magalhães, a vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências Helena Nader, o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung e o membro do Conselho das Nações Unidas e Fabio Barbosa.
Lançado em 2020, o Movimento Convergência Brasil está articulando junto ao governo e parlamentares a promoção de reformas e a viabilidade de um programa de renda básica. Um dos objetivos do grupo é tensionar os poderes para que a reforma administrativa aconteça. Portanto, com as privatizações, o grupo propõe que se reduza os gastos com o funcionalismo público e sobre dinheiro para outros setores da economia.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), elencou a reforma administrativa como uma das prioridades. Além disso, Lira designou o relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para que se comece a tramitação.
(Seu Crédito Digital)