Há 179 anos no dia 14 de junho de 1842, a Câmara de Queluz, através dos vereadores liberais, aderiram ao movimento armado eclodido em Barbacena, conhecido pela historiografia brasileira de ”Revolução Liberal de 1842”. ( João Vicente. 14/06/2021)
Movimento armado de 1842 (Revolução Liberal SP-MG)
O movimento armado promovido pelos Liberais na Província de SP e MG em 1842 foram movimentos sediciosos e emancipacionistas que agitaram o Império do Brasil,, que contestava a elevação do Partido Conservador ao poder. A queda do Gabinete Liberal e a ascensão do Gabinete Conservador (e suas consequentes reformas) são os principais fatores que provocaram essa rebelião armada em1842.A revolta dos Liberais pretendia abalar a posição dos Conservadores, agora no poder, quando estes Liberais se viram afastados do comando político do país.
Queluz entra no conflito
O movimento de 1842 eclodiu na Província de Minas Gerais no dia 10 de junho na cidade de Barbacena, onde o Jose Feliciano Pinto Coelho da Cunha, futuro Barão de Cocais, é aclamado pelos liberais mineiros, governador interino do governo revolucionário provisório. Com a chegada da noticia aos ouvidos dos partidários do Partido liberal de Queluz, imediatamente, os vereadores liberais da Câmara de Queluz, elaboram e assinam um documento ( desaparecido ), reconhecendo no dia 14 de junho o governo dos insurgentes instalado em Barbacena. Devido a entrada dos liberais de Queluz no conflito, o governador da província de MG, encaminha um oficio transferindo as reuniões da Câmara de Queluz para o distrito de Catas Altas da Noruega.
Corredor Cultural
Em 2012, em evento promovido pela Movimento Cultural “ Memória Viva de Queluz” em parceria coma Câmara Municipal é inaugurado uma placa alusiva no Corredor Cultural da Casa, reconhecendo o feito, como grande relevância histórica na política do século XIX em Minas Gerais. O descerramento da placa,contou com a presença do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais-IHGMG.