Para garantir a segurança da sua conta, o Instagram (e praticamente todas as grandes redes sociais atuais) conta com o sistema de verificação de dois fatores, em que, além da senha, é necessária uma segunda liberação para o acesso ao perfil. A novidade é que o código de confirmação do Instagram vai poder ser enviado via WhatsApp.
Isso pode ser uma tentativa de deixar a verificação mais segura. Geralmente, esse código pode ser enviado via SMS, no entanto, nos últimos anos, começaram a surgir golpes que se aproveitam dos chips para conseguir o acesso. Basicamente criminosos são capazes de clonarem o SIM para redirecionarem o código. Nesse sentido, o WhatsApp pode ser considerado uma plataforma mais segura, já que não é possível obter o acesso ao mensageiro apenas com o chip.
Verificação de dois fatores do Instagram
Alessandro Paluzzi, famoso pesquisador de aplicativos, encontrou o novo recurso de verificação de dois fatores na versão em desenvolvimento do Instagram. O modelo é igual ao do SMS, mas com o código sendo enviado pelo mensageiro. Claro que essa integração é muito mais simples pelo fato de ambas as redes pertencerem ao Facebook.
Apesar disso, a captura de tela divulgada sugere que o Instagram não vai manter nenhum dado do seu WhatsApp, por tanto, em tese, não existe uma vinculação entre as duas contas para que esse processo seja feito. O código é simplesmente enviado para o app, assim como ocorre com o SMS.
Mesmo estando em em testes, a verificação de dois fatores via WhatsApp ainda não foi confirmada de forma oficial pelo Instagram. Até o momento, também não há uma previsão de quando o novo recurso deve chegar na plataforma.
FONTE OLHAR DIGITAL