29 de março de 2024 04:25

Lafaiete recebe agulhas e seringas, e profissionais de saúde serão os primeiros vacinados

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria de Saúde, nesta terça-feira (19/01), enviou equipe à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena para buscar as agulhas e seringas que serão utilizadas na primeira etapa de vacinação contra a COVID-19. O material foi recebido na Unidade Central de Vacinação pelo Prefeito Mário Marcus, o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio, a Secretária de Saúde Rita de Kássia, a Enfermeira Referência Técnica de Imunização Ana Paula Gonçalves, a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Tatiane Lana e o Gerente de Vigilância Epidemiológica Diogo Dias.


O Prefeito Mário Marcus ressaltou que todos os esforços estão sendo empregados no sentido de preparar de forma adequada todo o setor para a realização da campanha, apenas aguardando o envio, pela Secretaria de Estado da Saúde, das doses da vacina para o inicio da vacinação. Informou ainda que o Plano de Contingência contendo toda a estratégia para a execução da campanha de vacinação que será realizada juntamente com a Atenção Primária à Saúde já está pronto, contemplando as equipes de vacinadores, estrutura para acondicionando adequado dos insumos e vacinas, além de computadores e acesso a internet para alimentação dos sistemas de informação do Ministério da Saúde e cadastro da população.


De acordo com a Secretária de Saúde a vacinação é gratuita e será aplicada seguindo o cronograma estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações que respeita uma ordem de priorização, considerando a preservação do funcionamento dos serviços de saúde, proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos, seguido da preservação do funcionamento dos serviços essenciais e proteção dos indivíduos com maior risco de infecção.
Segundo a Enfermeira Ana Paula Gonçalves, Referência Técnica de Imunização, nesta primeira etapa serão imunizados os trabalhadores da área da saúde, priorizando os profissionais que atuam no atendimento à pacientes com Covid-19 e trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e idosos institucionalizados.
O Prefeito Mário Marcus destaca que todo o trabalho do setor de saúde e de imunizações contará com total apoio da administração municipal para dinamizar a campanha de vacinação e espera que as vacinas possam ser enviadas aos municípios o mais rapidamente possível a fim de proteger a população e salvar vidas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade