29 de março de 2024 05:06

Maternidade esclarece morte do folclórico “Sô Manuel”; “Não houve negativa de atendimento”, salientou direção

Figura folclórica e imortalizada no livro do escritor Fernando Resende, a morte de Narciso dos Santos, de 94 anos, ocorrida na quinta-feira (30), foi envolvida em polêmica sobre a suposta demora em seu atendimento.
As denúncias vazaram nas redes sociais. Popularmente conhecido por andar pelas ruas com uma caneta à mão dizendo “ladrão,,, ladrão”, “Sô Manuel” foi encaminhado foi encaminhado ao Hospital e Maternidade São José, como também a policlínica municipal, pelo SAMU, com parada cardiorrespiratória.

Na Câmara, os vereadores cobraram explicações. Nesta semana, a Direção do Hospital e Maternidade São José, em Lafaiete, respondeu aos vereadores.

“Em resposta à solicitação informamos que no dia 29/05/2021, por volta de 11 horas chegou à Maternidade São José o paciente E. N. S. com história de PCR trazido pelo SAMU em UTI móvel tripulada por um médico e uma enfermeira.

O mesmo encontrava-se em respiração mecânica devido à ressuscitação bem sucedida em domicílio. Prontamente o plantonista Dr. Paulo Ribeiro se dirigiu à ambulância e relatou ao médico e à enfermeira do SAMU que não havia condições de aceitar o paciente e prestar o atendimento adequado, pois naquele momento todos os leitos de CTI e os 2 leitos sala vermelha estavam ocupados com pacientes em ventilação mecânica.

Além disto, a sala de observação masculina também estava ocupada com um paciente suspeito de COVID-19 em respiração mecânica e a observação feminina estava com seus 5 leitos ocupados; e naquele momento não dispúnhamos de respirador e leitos adequados para o atendimento em questão.

Em comum acordo com a equipe do SAMU, os mesmos se dirigiram à Decorridos aproximadamente 40 minutos, a ambulância do SAMU retornou ao Hospital alegando que por orientação da “Central de Regulação”, o paciente deveria dar entrada no Hospital e maternidade São José. Até que fosse feito o remanejamento dos pacientes para disponibilização de um leito e desinfecção do respirador que estava sendo usado para os cuidados aos pacientes com COVID-19 em VNI (ventilação não invasiva), nos vimos obrigados a alocar o paciente na área de isolamento de COVID-19 (observação masculina) onde recebeu o devido atendimento já com um respirador.

Tais fatos, devido aos protocolos da CCIH da nossa Instituição demandaram um lapso de tempo em torno de 60 minutos, período em que o referido paciente permaneceu devidamente assistido em uma UTl móvel com todos os recursos necessários e equipe médica exclusiva do SAMU. O paciente deu entrada no Hospital e Maternidade São José às 12:37 horas, recebeu o devido atendimento e foi submetido aos exames complementares necessários, vindo a falecer a despeito da assistência prestada às 1:20 horas do dia 30/05/2021. Portanto, não houve negativa de atendimento ao senhor E. N. S., pois prestamos o atendimento mesmo com toda sobrecarga na prestação de serviço devido às características do Hospital que é referência para pandemia da COVID 19 e também de urgência e emergência de toda a Microrregião de Conselheiro Lafaiete”.

Luiz Ricardo Martins Ribeiro Provedor HMSJ- CRM/MG 15056

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade