25 de abril de 2024 10:19

Nacional: condenado por homicídio, estupro e roubo comete chacina em noite de terror

Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, conhecido criminoso das forças de segurança de Goiás e do Distrito Federal (DF), roubou um carro, o incendiou e abandonou o veículo em Cocalzinho. O homem, que tem como crimes mais recentes a suspeita de ter cometido triplo homicídio e estupro, está foragido da Polícia Militar (PM).

Os assassinatos ocorreram na última quarta-feira (8), em Ceilândia, no DF. As vítimas foram Cláudio Vidal, de 48 anos, e dois filhos dele, Gustavo Vidal, de 21 anos, e Carlos Eduardo Vidal, de 15 anos. Os corpos, conforme a PM, foram encontrados com marcas de tiro e facadas. Além disso, a esposa de Cláudio, Cleonice Marques, está desaparecida. 

Após o triplo homicídio na quarta, no dia seguinte Lázaro ainda chegou a roubar uma chácara próximo ao local onde cometeu a chacina, rendeu o caseiro, o dono do espaço e a filha dele. 

“Ele fez ela fazer almoço, assistiu ao jornal na televisão, comentou sobre o assassinato de depois fugiu”, informaram as vítimas em boletim de ocorrência.

HISTÓRICO DE CRIMES

Um laudo criminológico, realizado em 2013, quando o suspeito havia sido preso por porte ilegal de arma de fogo e estupro, apontou que Lázaro tem personalidade “agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade, instabilidade emocional, possibilidade de ruptura do equilíbrio, preocupações sexuais e sentimentos de angústia”. 

“Inserido no contexto social e ambiental ao qual pertencia antes de sua reclusão, provavelmente retornará a delinquir”, revela o documento, que conclui que o suspeito tem “consciência de suas atitudes” e que apesar de “assumi-las e perceber o sofrimento causado em terceiros (passos importantes no processo de ressocialização), percebe-se que todos os crimes cometidos estão diretamente relacionados à dependência química, fato do qual o periciando não tem autocontrole, haja vista uso abusivo de bebida alcoólica antes de sua reclusão e vício no crack após a prisão”.

Além dos assassinatos recentes, o homem é condenado por um homicídio cometido na Bahia, e tem mandado de prisão em aberto por roubo, estupro e porte ilegal de armas no DF. Lázaro chegou a ser preso no início de março de 2018, mas fugiu do presídio no final de julho daquele ano. 

Em 26 de abril de 2021, “ele arrombou a porta da casa, trancou pai e filho no quarto e levou a mulher para o matagal, onde estuprou a vítima”, informa a polícia. Em 17 de maio, ele manteve uma família refém na mesma região. 

Conforme os registros policiais, armado com uma faca e uma pistola, Lázaro ordenou que as pessoas da casa ficassem nuas e, entre 19h e meia hora, prendeu os homens da unidade familiar no quarto. As mulheres foram obrigadas a “servir jantar para ele”, de acordo com a Polícia Civil. ( O Tempo)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade