29 de março de 2024 08:27

Obra de reforma da Igreja histórica perto da conclusão

A construção é datada de 1756 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Os serviços para a conservação deste importante patrimônio histórico de Congonhas deverão ser concluídos até o dia 15 de abril.


Estão sendo realizados o restauro e a pintura de esquadrias e forros; pintura das paredes internas e externas; substituição integral das madeiras estruturais da cobertura da capela-mor e de telhas devido infiltrações, intervenções para recuperação do campanário e a restauração da cruz de pedra do frontão danificada por um raio em 2005.
A reforma da Igreja sendo feita com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Congonhas (FUMPAC), também chamado de Fundo Profeta, no valor de R$ R$ 319.643,90. A ação é realizada pela Secretaria de Gestão Urbana, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico que desenvolve o escopo dos serviços que foi elaborado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).
Atualmente a igreja está sob os cuidados religiosos da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, de Congonhas, mas já foi ligada à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, também no município, Miguel Burnier (distrito de Ouro Preto), Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade