27 de abril de 2024 10:06

Ocupação de leitos de UTI ultrapassa mais de 92% na Macro Centro-Sul

Cinco regiões de Minas Gerais apresentam ocupação de leitos de UTI Covid acima de 90%. Em outras seis regiões o avanço da doença também preocupa e já ultrapassa 80% de ocupação de leitos de UTI Covid. A situação é monitorada com prudência pelas equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), especialmente devido às limitações na oferta de leitos em algumas cidades do interior do Estado.

Outro indicativo é o aumento na média móvel de casos confirmados de Covid. O número apresentou elevação pelo terceiro dia consecutivo, e nesta quinta (3) chegou a 8474 casos. No dia 1 de junho o índice estava em 7745 casos, segundo o Painel de Monitoramento da SES.

Atualmente, a região Oeste é a que mais demanda cuidados, com 95,65% de ocupação em UTI Covid. Na macrorregião, a situação é ainda pior nas localidades de Campo Belo, Formiga, Itaúna e Lagoa da Prata, todas com 100% de ocupação de leitos UTI Covid.

O chefe do médico da UTI, Everton Padilha Gomes, examina uma radiografia de tórax de um paciente em um hospital de campo criado para tratar pacientes que sofrem da doença por coronavírus (COVID-19) em Guarulhos, São Paulo

Por isso, a macrorregião Oeste é uma das cinco que sofrem restrições mais severas do Programa Minas Consciente, válidas a partir de sábado (5), com proibições no funcionamento de academias, clubes de lazer e salões de beleza, entre outras medidas.

Centro-Sul

A Macro Centro-Sul chegou a 92,91% dos leitos ocupados. Lafaiete e Congonhas há mais de 2 meses estão com 100% de lotação.

Em Itaúna, o procurador-geral do município morreu nesta quinta-feira (3) em decorrência de Covid. Helimar Parreiras da Silva, de 56 anos, estava internado desde o fim de maio, segundo informações da prefeitura. O prefeito Neider Moreira decretou luto oficial de três dias.

Em Divinópolis, na mesma região, a prefeitura informou que a vice-prefeita Janete Aparecida testou positivo para Covid na manhã de hoje. Ela suspendeu a agenda de compromissos e encontra-se em isolamento domiciliar.

As outras regiões com altos índices de ocupação de leitos UTI Covid são Jequitinhonha (95%), Centro-Sul (92,91%), Sul (91,93%) e Centro (90,52%). (O TEMPO)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade