19 de abril de 2024 10:33

ONG Reciclar pede suspensão do aterro sanitário do ECOTRES

Leia comunicação da Reciclar

O Presidente da ONG Reciclar, com sede em Lafaiete, esteve em reunião com os vereadores onde o Presidente da entidade, na qual o Engenheiro Antônio Passos, fez uma explanação sobre a vida útil do aterro sanitário do ECOTRES, consórcio criado por Lafaiete, Ouro Branco e Congonhas, situado no Alto da Varginha, na MG 129, para destinação correta do lixo urbano. O aterro é administrado pela ECOVIA, uma empresa terceirizada. Cada município paga pelo volume destinado.

O Aterro Sanitário do ECOTRES, situado no Alto da Varginha, na MG 129, recebeu licença ambiental para ampliar sua capacidade de vida útil em 2017.


Antônio também criticou a falta de reciclagem e aproveitamento do lixo. “Perdemos uma grande oportunidade de salvar a natureza aumento a vida útil do aterro, mas isso temos que investir maciçamente em reciclagem, o que muito pouco feito no aterro.
O Presidente da Reciclar entregou um documento aos vereadores onde expõe as razões para suspensão do aterro. “ A ONG RECICLAR conhecedora dos danos ambientais e econômicos que se aproximam, ainda enquanto há tempo de socorro, pede encarecidamente aos senhores vereadores desta casa, ações para suspensão imediatamente do recebimento de lixo das cidades não consorciadas, que em nada beneficia nosso município. Também, que façam valer os recursos públicos investidos em reciclagem no referido aterro sanitário, objetivando proteger o meio ambiente, retornando importantes matérias primas pro mercado, gerando emprego e renda para os catadores de lixo dos municípios consorciados”, diz o texto.

O PRESIDENTE DA ONG RECICLAR, Antônio Passos, questiona ampliação da reciclagem de lixo


Câmara
Na Câmara os vereadores cobram mais transparência e informação do ECOTRES. O Vereador Vado Silva (DC) sobre o funcionamento do aterro onde 12municípios na situação de conveniados, entre os quais, depositam o lixo no empreendimento. “Esta situação é causa de preocupação haja vista que o aterro foi construído sob a responsabilidade do ECOTRES e, apesar dos benefícios com a sustentabilidade do meio ambiente estarem reconhecidamente proporcionados, falta maior transparência para a população com relação ao recebimento dos resíduos sólidos dos outros Municípios e, se tal fato não vi ocasionar excesso de resíduos nas bacias podendo causar um transbordo precoce. É importante ainda, que se divulgue quais os benefícios que Lafaiete recebe, especialmente sobre o aumento da receita por meio do recebimento do ICMS Ecológico”, cobrou.

MG 129

https://youtu.be/4gSs2Av2Uxc

Leia mais: https://correiodeminas.com.br/wp-admin/post.php?post=133870&action=edit

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade