24 de abril de 2024 09:05

Operação contra fraude no Auxílio Emergencial mobiliza 60 policiais federais em cidades de Minas

Agentes cumprem ordens judiciais em Belo Horizonte e em outras dez cidades do estado

Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem nesta terça-feira 14 mandados de busca e apreensão, 39 bloqueios de contas bancárias de empresas e 13 medidas cautelares de prisão contra envolvidos em esquema de desvio do Auxílio Emergencial em onze cidades de Minas.

As ordens judiciais, expedidas pela 11ª Vara Federal de Belo Horizonte, são cumpridas na capital mineira, Betim, Ituiutaba, Nova Serrana, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Carmo da Mata, Jacutinga, Uberlândia e Contagem. A operação, batizada de “Subitis Auxilium 2.0”, conta 60 policiais federais.

Conforme a PF, foram identificadas fraudes de alta complexidade em auxílio emergencial que utilizaram modelos sofisticados de execução.

“As informações iniciais são oriundas da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE) da PF, que reúne dados de comunicações de irregularidades referentes ao pagamento fraudulento do auxílio, após terem sido analisados e confirmados pela Caixa. Por meio do cruzamento desses dados, foi possível identificar beneficiários de valores oriundos de contas contestadas por fraude junto à Caixa e que foram utilizados para efetuar diversas compras em estabelecimentos comerciais, por intermédio de máquinas de cartão de crédito/débito e compras virtuais, com indícios de conivência por parte de seus responsáveis legais e/ou funcionários”, informa nota da PF.

Detalhes da operação serão informados em coletiva de imprensa marcada para às 10h, na sede da PF  em Belo Horizonte (R. Nascimento Gurgel, 30, bairro Gutierrez).

FONTE RADIO ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade