29 de março de 2024 10:01

Pé de Guerra: Direção do São Camilo critica ação do prefeito e cobra volta a antiga sede: “Não há diálogo”

Reiteramos que a cessão do prédio, não foi de comum acordo, prova disso é o Decreto de Requisição, ressaltou diretoria. “faltou a verdade” sobre a reforma do telhado do hospital

“Lamentamos profundamente que essa questão tenha tomado a proporção que tomou, entendemos que isso deveria ser tratado e resolvido em uma mesa de reunião, e não através de redes sociais e órgãos de imprensa”.

Assim expressou a Diretoria do Hospital São Camilo em nota oficial divulgada hoje em Lafaiete e repercutida pela imprensa.

Há mais de 60 dias, a direção enviou uma solicitação a Prefeitura e demais autoridades buscando um diálogo para o retorno da instituição a antiga sede, cedida a instalação do Hospital de Campanha.

Desde então, ele coabita com o Hospital Queluz, mas em condições precárias. Diante disso houve uma queda repentina na receita. Somente até março, o hospital amargou mais de R$300 mil dívidas.

O hospital pleiteia o retorno a antiga sede ou uma nova estrutura física para abrigar a instituição e ampliação dos serviços.

Abaixo registramos a fala do Prefeito Mário Marcus (P) e as respostas da realidade dos fatos, pela Direção do Hospital São Camilo (HSC)

-Prefeito: era interesse do Hospital São Camilo ceder o prédio.

– HSC: Não. Não houve esse interesse e, em uma das últimas tratativas, nos foi dito, pela Secretária de Saúde, que nenhum outro Hospital havia aceitado e que naquele momento, ou o São Camilo aceitava, ou seria requisitado. Não aceitamos, e o Prefeito por meio do Decreto 581, de 06-04-2020, nos deu 3 dias para juntamente com nossos pacientes, sair do prédio e ocupar a ala do Hospital Queluz – que estava desativada.

Prefeito: O Município faria uma reforma no prédio

HSC:  A reforma necessária, naquele momento, no prédio do Hospital, seria o telhado, para o qual já estava sendo realizado um trabalho para arrecadação de recursos pela Direção junto a colaboradores do Hospital, inclusive, já tínhamos tratativas com a Sra. Carine (mãe do João Miguel).

Prefeito: Tão logo passar a pandemia irão devolver

HSC: Não dá pra ser feito dessa forma, é preciso que o Município aprenda a trabalhar de forma mais planejada, já que não dá pra você entrar na casa do outro e dizer que não saber o que dia irá sair.

Prefeito: Nós estamos mantendo um diálogo aberto entre a Secretaria de Saúde, procuradoria municipal

HSC: Não há nenhum diálogo, mandamos uma notificação ao Prefeito, e, a cópia da mesma encaminhamos para vários outros órgãos, inclusive CMS, Vereadores, MP e demais autoridades de Saúde. Isso ocorreu há mais de 70 dias, e, em momento algum fomos procurados para o tal diálogo.

Prefeito: Acredito que Repasse de recursos não tem legalidade

HSC: Neste ponto, acreditamos que uma análise mais aprofundada, irá mostrar aos gestores da saúde do Município a possibilidade legal de repasse de recursos financeiros para socorrer o Hospital São Camilo, que quando foi chamado, socorreu o município.

Prefeito: Contratualização de serviços, a mais, para compensar do Hospital

HSC: Em janeiro deste ano, houve uma redução, pelo Município, quando da contratação de serviços prestados pelo Hospital, via SUS ao município, a Secretaria Municipal de Saúde, impôs a redução de serviços contratados. Como agora querem falar em aumentar os serviços do Hospital, como Justificativa para ajudá-lo?

Prefeito: Repasses que são feitos pelo sus não tiveram redução

HSC: Nosso faturamento foi substancialmente reduzido, caímos de uma média aproximadamente 600 pacientes/mês em nossa sede, para uma média de ≅ 42 pacientes/mês, na ala do Hospital Queluz, baixando nosso faturamento SUS para em torno de 20.000,00 (produção janeiro/2021). Uma redução de mais de 80% no nosso faturamento total. Sem falar que hoje atendemos basicamente ao SUS, já que no local disponibilizado para o Hospital tem apenas 02 apartamentos, os quais são utilizados também para isolamento, quando pacientes internados se tornam casos suspeito/confirmados da COVID-19.

Prefeito: Poderemos marcar uma reunião se necessário for…A responsabilidade não é só do município… a cessão do prédio foi em comum acordo não foi nada forçado.

HSC: Estamos aguardando essa reunião, com o Prefeito, desde quando lhe entregamos a notificação e cópia da mesma ao Câmara, Promotoria, Vereadores e demais autoridades de Saúde, em 09-02-2021. Reiteramos que a cessão do prédio, não foi de comum acordo, prova disso é o Decreto de Requisição.

Prefeito: Estava com telhado caindo em péssimas condições e com pouquíssimos leitos

HSC: Neste ponto o Sr. Prefeito falta com a verdade, ou está no mínimo mal informado, pois, na verdade, isolávamos 02 quartos, no momento de chuva e, já estávamos providenciando com colaboradores do Hospital, arrecadação de recursos, para solucionar o problema do telhado.

Prefeito: Talvez eles estivessem lá, em uma situação pior do que estão hoje

HSC: O Sr. Prefeito demonstra que não tem conhecimento nenhum do local onde nos colocaram. Apesar, de solicitarmos por inúmeras vezes visitas da Secretária de Saúde, a mesma nunca foi lá, tampouco mandou um representante. Detalhamos todos os problemas nas notificações. Fomos ignorados.

Prefeito: Tinha a expectativa de voltar, …então hoje fica essa situação ai de cobrança do município….E, o município dentro de suas condições fazendo o que for possível

HSC: Não queremos a desmobilização do Hospital de Campanha, mas, entendemos, que já houve tempo suficiente para o município se planejar, preparar e apresentar um Plano B para continuar fazendo o atendimento ao COVID e devolver com o São Camilo a sua sede.

Reflexões:

– Lafaiete é o único caso em que se desmobilizou um Hospital funcionando para instalar o Hospital de Campanha, assim perguntamos: Onde estão sendo atendidos os pacientes que eram atendidos no Hospital São Camilo???

Leia resposta do Hospital São Camilo na íntegra

Leia mais

Hospital São Camilo pede socorro

“Se a situação não for resolvida em breve, vamos entregar as chaves”, desabafa a diretoria do Hospital São Camilo

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade