28 de março de 2024 06:11

Pix pode ter saque em dinheiro a partir de R$ 500 no segundo semestre

Os recursos poderão ser retirados em lojas, empresas e bancos 24 horas que tenham celebrado contrato com instituição financeira ou de pagamento, disse o BC em nota.

A partir do segundo semestre deste ano, o Pix poderá autorizar o saque de recursos em espécie, com a oportunidade de quatro saques gratuitos por mês de valor máximo diário de 500 reais, segundo regras colocadas em consulta pública pelo Banco Central nesta segunda-feira.

O Pix Saque será unicamente para retirada de recursos em espécie, enquanto o Pix Troco também envolverá saques, mas sempre associados a uma compra de bem ou serviço.

Os recursos poderão ser retirados em lojas, empresas e bancos 24 horas que tenham celebrado contrato com instituição financeira ou de pagamento, disse o BC em nota. Os próprios bancos também poderão oferecer o Pix Saque em suas próprias redes de caixas eletrônicos.

Os estabelecimentos que passarem a disponibilizar as novas funções do Pix terão liberdade para definir dias e horários em que possibilitarão o serviço e sobre que formato (saques apenas em múltiplos de 10, por exemplo).

“As duas inovações trarão mais conveniência aos usuários, ampliando a capilaridade do serviço de saque; e o aumento da competição ao proporcionar melhores condições de oferta e de precificação dos serviços de saques, principalmente pelas instituições digitais e todas as demais instituições que não contam com rede própria de agências ou de ATMs”, informou o BC.

As regras poderão ser desenvolvidas a partir das sugestões recebidas na consulta pública, que receberá contribuições até 9 de junho.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade