20 de abril de 2024 10:54

Porque os sinos dobram? Pelas quase 500 mil mortes no país


O Brasil está próximo de completar a triste marca de 500 mil vítimas pela Covid-19. Para homenagear as pessoas que morreram em consequência da doença, além de prestar solidariedade às famílias,  o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a realização de cerimônias especiais. “Neste dia a Igreja no Brasil rezará pelos mortos vitimas da Covid-19. Com a previsão de atingir 500 mil mortos, a Igreja Católica quer manifestar solidariedade, esperança e consolo a todo o povo brasileiro neste momento de dor e sofrimento”, destacou o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

A orientação é que todas as paróquias acrescentem a intenção nas missas de sábado (19) e domingo (20), além de rezar pessoalmente e comunitariamente a oração composta para este dia e que estará disponível nas redes sociais da CNBB.  Às 15h os sinos das igrejas realizarão o toque fúnebre em memória dos falecidos pela Covid-19.

ORAÇÃO

Pai de bondade! Há mais de um ano, temos chorado por tantos irmãos e irmãs que a triste e violenta pandemia arrancou de junto de nós. Chegamos agora a quinhentos mil mortos. Não são apenas números! São pessoas! São nossos filhos e filhas, irmãos, irmãs, amigos, parentes, conterrâneos. Sabemos que uma única morte já é suficiente para entristecer nossos corações. Quanto mais todas essas mortes, muitas vezes sem o mínimo necessário para o tratamento digno como ser humano.Por isso, hoje vos pedimos: acolhei cada um desses filhos e filhas e concedei-lhes a paz eterna! E a nós dai a graça de trabalhar por um mundo onde se respire solidariedade, acolhimento, partilha, compreensão e resiliência. Que nossas lágrimas nos lavem da indiferença, do egoísmo e da omissão! Que a saudade seja estímulo à fraternidade! E que a fé seja o sustento de nossa esperança! Pela intercessão da Virgem Mãe Aparecida, olhai pelo Brasil, olhai pelo povo brasileiro. Amém.A utor: Dom Joel Portella Amado (Barbacena ON line)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade