26 de abril de 2024 00:42

Prefeitura de Belo Vale e Instituto Ângela Gutierrez abrem perspectivas de parceria para restauro de igreja barroca e criação de memorial

Aconteceu dia 11/02/2021, em Santana do Paraopeba, a primeira reunião com o intuito de formar uma parceria entre Prefeitura de Belo Vale, Paróquia São Gonçalo e o Instituto Cultural Flávio Gutierrez.
Fundado em 1988, o Instituto Cultural Flávio Gutierrez é uma entidade cultural que coordena e desenvolve uma série de publicações idealizadas para difundir temas associados ao patrimônio cultural e artístico. A fundação também é responsável pelos espaços do Museu de Artes e ofícios, em Belo Horizonte; Museu do Oratório em Ouro Preto e o Museu de Sant’Ana em Tiradentes. O Instituto é coordenado pela Sra. Ângela Gutierrez que é administradora por formação com especialidade em marketing e entre várias atuações se destacou como sendo Pesquisadora do Barroco Brasileiro especializada em Arte Sacra; Membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); e Ex-secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais.


A reunião foi realizada na Igreja de Sant’Ana e seu principal objetivo foi buscar parcerias entre Prefeitura e o referido instituto, para a restauração dos elementos artísticos integrados a centenária capela dedicada a Santa Ana. A histórica capela barroca, passou, recentemente, por obras de restauro em sua parte estrutural e agora aguarda a liberação da restauração dos elementos artísticos que compreendem o reparo nos altares que são atribuídos ao estilo barroco. Nesta reunião também, foi apresentado a ideia de criação de um “Memorial de Sant’Ana”, com o intuito de preservação, difusão e valorização do patrimônio e memória cultural local e este espaço será totalmente aberto ao público.


Participaram da reunião: Prefeito de Belo Vale Sr. Waltenir Soares; Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Sra. Eliane Santos, Pároco de Belo Vale Pe. Wellington Faria; Membros da Comunidade Santana do Paraopeba e demais Autoridades Municipais.
Prefeitura de Belo Vale, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, “Preservar nossos Patrimônios e nossa Cultura, é perpetuar a nossa história. ”

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade