O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de tempestades que, somados, abrangem quase todo o Estado de Minas Gerais – são 807 municípios, dos 853, afetados, o que representa 94,6% do território mineiro.
Foto: Cristiane Mattos / O Tempo
Os avisos são válidos até esta segunda-feira (15), e têm periculosidade maior nas regiões do Campo Das Vertentes, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Central.
Nesses locais, conforme o Instituto, podem ocorrer chuvas entre 30mm/h e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60Km/h e 100 km/h, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Nas regiões metropolitana de Belo Horizonte, Zona Da Mata, Campo das Vertentes, Norte, Oeste, Sul, Sudoeste, Noroeste, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Vale Do Rio Doce, e do Jequitinhonha, o alerta é menos de menor perigo, mas ainda é de atenção.
“Chuva entre 20mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, entre 40Km/h e 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informa o Inmet.
Por fim, outro alerta, para municípios nas mesmas regiões anteriores, aponta chuvas com volume entre 20mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40Km/h a 60 km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
De acordo com a Defesa Civil da capital mineira, choveu, só em fevereiro, 302mm, correspondente a 166% da média histórico pluviométrica para o mês, de 181,4mm.