27 de abril de 2024 22:46

Projeto sustentável de horta comunitária promove cidadania Triângulo 2 em Lafaiete

Os moradores do Triangulo II, através da sua associação recebeu de braços abertos o projeto da horta comunitária baseada nos princípios da permacultura e vai beneficiar mais de 50 famílias.

Segundo, o coordenador do projeto e da Permalafa, o jovem Rogerio Camilo Freira a ideia surgiu depois da sua participação na reunião do Conselho Municipal de Habitação, onde conheceu de perto a realidade do assentamento irregular, Triangulo II.

“O Brasil vive um momento bastante crítico e conturbado, em plena pandemia que parece não ter fim por conta da omissão do governo federal em demorar comprar vacinas e garantir um auxílio emergencial que possibilite um pouco mais de dignidade em momento de instabilidade social e ambientais. Estamos na eminência de entrar novamente no mapa da fome. A permacultura por outro lado reúne técnicas, tecnologias e práticas de autopreservação, autonomia, sustentabilidade e integração com a natureza. Possui como princípios éticos: cuidar da Terra, cuidar das pessoas e justiça social”, avaliou Rogério.

Da esquerda para a direita: Seu Lilim (morador da ocupação e agricultor urbano), Jean (técnico responsável), Ivone (moradora), Elionito (morador e integrante do Conselho de Habitação), Rafaela (integrante do Permalafa), Rogério (integrante do Permalafa), Lewis (integrante do Permalafa)

Para Maria Aparecida, moradora do Triângulo II e Conselheira do Conselho Municipal de Habitação projeto chegou numa boa hora. “Apesar das dificuldades de morar num lugar sem infraestrutura, a chegada do projeto da horta está sendo muito bom para nossa autoestima e os jovens que estão aqui com a gente, estão também, juntos, com o Conselho de Habitação na luta pela regularização fundiária do Triangulo II, demanda que se arrasta há mais de uma década”, comentou.

O projeto da horta comunitária da permecultura tem o objetivo de promover a auto-gestão na produção de alimentos de forma coletiva e sustentável, realizar oficinas e contribuir na organização da comunidade em defesa do direito à cidadania.
São parceiros do projeto: Permalafa, Conselho Municipal de Habitação, Associação do Triângulo II e a Associação do Pequenos Produtores de Itaverava.

Área onde será desenvolvido o projeto da horta comunitária/CORREIO DE MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade