26 de abril de 2024 19:29

Quase 600 mil títulos de eleitor foram cancelados em Minas por ausência de recadastramento obrigatório

Segundo o TRE, cancelamento se deu porque os eleitores não fizeram o recadastramento biométrico obrigatório

Cerca de 580 mil títulos de eleitor foram cancelados em Minas Gerais entre outubro de 2019 e março de 2020, porque os eleitores não fizeram o recadastramento biométrico obrigatório, que foi encerrado em março do ano passado, em 175 cidades do Estado. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

De acordo com o TRE-MG, quem teve o título cancelado precisa solicitar atendimento da Justiça Eleitoral para regularizar a situação. A data limite é 4 de maio de 2022, quando o cadastro eleitoral será fechado para as Eleições 2022. 

Além de não poder votar em nenhuma eleição enquanto estiver com o título cancelado, o eleitor que não regularizar a situação pode sofrer algumas restrições em sua vida civil, como o impedimento de solicitar passaporte ou documento de identidade, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição oficial de ensino (confira todas as restrições aqui)

O alistamento eleitoral é obrigatório para os cidadãos brasileiros que têm a partir de 18 e menos de 70 anos, e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos.

Para saber se o seu título está cancelado, basta consultar a situação eleitoral no site do TRE.

Como regularizar

O atendimento presencial continua suspenso em todas as unidades da Justiça Eleitoral em Minas, por causa da pandemia de covid-19. Os eleitores podem solicitar a regularização do título pelo sistema Título Net, no site do TRE. O sistema também pode ser usado para requerer a primeira via do título, atualização de dados e transferência de município.

Quem solicitar atendimento pelo Título Net e ainda não tiver os dados biométricos cadastrados será convocado para fazer a coleta quando o atendimento presencial for retomado.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor, pelos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

Confira o passo a passo:

No site do TRE é possível verificar se há alguma multa a ser paga. Depois, o eleitor precisa tirar foto ou digitalizar um documento de identidade, o CPF e título de eleitor (se já tiver), um comprovante de endereço e tirar uma selfie do lado do documento de identidade.

Após isso, é preciso entrar no Título Net, preencher os dados e anexar as imagens. Depois é só acompanhar o andamento da solicitação pelo site.

FONTE ITATIAIA

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