28 de março de 2024 22:07

Rebelião: sob ameaça de “CPI do fura fila”, vereadores exigem nomes dos vacinados

Depois ao menos 10 requerimentos cobrando transparência na vacinação e gastos do covid-19, os vereadores de Lafaiete, apesar da ampla base governista, estão perto da abertura de uma investigação, através de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para ter acesso a lista de lafaietenses imunizados.
Segundo eles, há suspeitas de que pessoas, fora do grupo de prioritário previsto de Programa Nacional de imunização, burlaram a fila de vacinados.

Ontem a tarde (15), os vereadores se promoveram uma reunião fechada na Câmara Municipal já com um requerimento assinado, pela ampla maioria do vereadores pela instalação da CPI, em torno da demora do envio da lista de vacinados.

Hoje (16) pela manhã parlamentares municipais foram pessoalmente a Secretária de Saúde, Rita de Kássia, cobrando esclarecimentos sobre o requerimento do Vereador Vado Silva (DC), que há quase 25 dias solicitou a lista dos vacinados.

Informações apontam que o requerimento hão havia chegado às mãos da secretária para a resposta. Os vereadores informaram que, caso a lista não seja enviada a Casa Legislativa, vão instalar uma CPI para apurar o caso. “È uma falta de respeito com o cidadão”, disparou Vado (DC).

A última CPI aberta foi na gestão do Prefeito Ivar Cerqueira ( 2013/2016), mas ele foi absolvido pelos vereadores.

Clima de insatisfação e motim

Há um clima de insatisfação geral na Câmara diante da demora nas respostas do requerimento e da falta de solução para problemas corriqueiros como capina, manutenção de ruas, etc.

O Vereador Pé Quente (DEM) pediu informações sobre os recursos recebidos pelo COVID19 em Lafaiete que ultrapassa mais de R$22 milhões e respectivos gastos. Ele também cobrou dados sobre gastos com reforma da policlínica em 2020. “O Hospital São Camilo está abandonado”, assinalou o Vereador Sandro José (PROS).

Minas

A Assembleia de Minas criou uma CPI para apurar “fura fila” na vacinação que resultou na saída do Secretário de Estado, Carlos Eduardo Amaral.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade