Chega de esquecer os documentos em casa! No ano passado, a Receita Federal lançou o aplicativo “CPF Digital” com a versão digital para o CPF e CNH, que possuem a mesma validação das versões físicas. O objetivo do aplicativo é unir a documentação em um só lugar.
O software está disponível para Android e iOS e pode ser baixado nas lojas de app Google Play e App Store. Mas, por ora, somente quem possui carteira de habilitação consegue ter acesso ao serviço.
Após baixar o app, será preciso seguir alguns passos para cadastramento e identificação biométrica junto à base do Governo Federal. Depois de registrado, CPF e CNH irão aparecer automaticamente.
O app também indica se sua situação está como “regular” ou “irregular”, além de fornecer um chat de atendimento com uma assistente virtual para tirar dúvidas a respeito do Imposto de Renda Pessoa Física.
Como baixar e ter meu CPF e CNH Digitais?
1. Baixe o aplicativo em sua loja de app. Ao abri-lo, passe as telas de introdução ou clique em “Pular”, se preferir;
2. Insira seu CPF e data de nascimento no campo indicado. Em seguida, mova a chave seletora e concorde com os Termos e Condições do app. Clique em “Aceitar”;
![](https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/05/cpf1-1024x868.jpg)
3. Prova de vida: você precisará fazer uma sequência de selfies com solicitações de ações pelo app para validação. O aplicativo te dá um tempo limite para fazer a foto. Seu rosto deve estar centralizado e você irá fazer movimentos como virar a cabeça para direita, sorrir ou fechar os olhos. Com a verificação concluída, faça a selfie final e toque em “Enviar”.
Importante: para a validação e selfie você não pode estar usando óculos escuros, não pode cobrir o rosto com cabelo ou qualquer outro objeto, bem como chapéu, boné e qualquer tipo de fone de ouvido;
4. Em seguida, crie uma senha de 4 dígitos para proteger seus dados e conclua o cadastro.
Prontinho! CPF e CNH digitais criadas com sucesso. Para acessar, basta tocar no cartão azul ou verde com o número do seu documento, ele irá trazer suas informações e foto, e também um QR Code, para verificar a autenticidade dos dados.
Você pode alterar a sua foto posteriormente, se desejar, clicando sobre ela na página inicial do aplicativo, ou nas engrenagens (iPhone) ou três pontinhos (Android) do lado superior direito.
![](https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/05/CPF2-1024x888.jpg)
Vale lembrar que, para ter acesso à CNH pelo app, é preciso que a CNH Digital esteja ativada. Para isso, acesse o Portal do Denatran ou se informe por meio do site do Detran.
FONTE OLHAR DIGITAL