20 de abril de 2024 10:27

Rio Espera tem seu primeiro alambique certificado pelo Governo

O alambique da cachaça Rio Mineiro é o primeiro certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA no município de Rio Espera. Situado na localidade do Maracujá, próximo ao distrito de Rio Melo, o estabelecimento se torna pioneiro ao receber essa certificação de registro de estabelecimento produtor de cachaça. Agora eles entram para o seleto grupo dos autorizados a produzir, padronizar e engarrafar a aguardente de cana, bebida mais popular do Brasil. 
De acordo com informações do técnico que atuou no processo regulamentação, foram oito meses de trabalho até que Valdinei Vicente de Assis, um dos irmãos proprietário do alambique, recebesse a tão esperada certificação. “É o primeiro estabelecimento de Rio Espera a receber essa autorização para trabalhar dentro das normas exigidas pelo MAPA”, explicou. 
Ele informou que a fiscalização tem sido cada vez mais rígida, o que tem inviabilizado a produção de cachaça, que é o principal produto do município de Rio Espera, fonte de renda de dezenas de famílias. “Vale destacar que nos últimos meses o IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária – por ordem do Ministério da Agricultura, lacrou vários alambiques na região, sendo alguns no município de Rio Espera”, lembrou o contabilista. 

Com o certificado do Mapa, que tem validade por dez anos, a Rio Mineiro poderá dar sequência a sua produção, com mais de 60 anos, que é uma das melhores cachaças da região. O alambique do Maracujá há muito tempo produz aguardente nos padrões dos grandes produtores de Minas Gerais. Essa certificação abre caminho para que outros alambiques possam trabalhar para atender as normas vigentes e dessa forma manter viva a tradição da comunidade de Rio Espera em ter cachaça de qualidade.

(Rio Espera Notícias)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade