28 de março de 2024 05:32

Saiba como evitar golpes com promessas de 14º salário do INSS e ‘aposentadoria já’

Veja quais medidas relacionadas a benefícios do INSS realmente existem e descubra como se proteger de golpes pelo telefone ou internet

Golpes envolvendo benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão se tornando cada vez mais comuns. Grande parte deles envolve promessas de liberação rápida de aposentadorias ou pensões e podem levar segurados a colocarem em risco suas informações pessoais.

Um esquema muito comum é do 14º salário, no qual golpistas prometem no YouTube a liberação rápida de uma cota extra. A proposta de fato existe, mas ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional. Até mesmo nas rádios há relatos de esquemas parecidos como o “Aposente-se já”, golpe no qual criminosos oferecem uma suposta aposentadoria para quem nunca contribuiu com a Previdência.

Os golpistas chegam ao ponto de fazer montagens com personalidades da TV para dar mais veracidade aos golpes. As fotos são usadas sem permissão do famoso e vêm acompanhadas de frases como “Falha no INSS ” e “Dinheiro na conta”.

“Essas propagandas visam a atrair pessoas de boa índole e com pouca informação, que acabam caindo na lábia dos fraudadores”, explicou o advogado Guilherme Portanova.

Em posse das informações do segurado, os criminosos podem solicitar empréstimos, contratar cartões de crédito e fazer dívidas imensas no nome da vítima.

Como evitar golpes

A maneira mais simples de não ser vítima de uma esquema como esse é se informar. No caso da aposentadoria sem contribuição citado acima, o único benefício existente é o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), pago a idosos de baixa renda com idade acima de 65 anos.

Para solicitar o BPC, é necessário se encaixar nas regras e entrar em contato com o INSS. Essa regra vale para todo e qualquer benefício do instituto: se comunique por meio de canais oficiais e jamais informe dados por telefone ou links na internet.

Confira outras dicas para não cair um esquemas criminosos:

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS ou ligue para o telefone 135 para atualizar seus dados de contato (telefone, e-mail e endereço);
  • Jamais informe dados ou envie fotos por ligação ou WhatsApp;
  • Bloqueie números de pessoas que se passam pelo INSS solicitando informações pessoais;
  • Contrate um advogado de confiança caso queira com um pedido de revisão de benefício;
  • Procure referências antes de pagar taxas para de filiação a associações que prometem defender os direitos dos aposentados;
  • Entre em contato somente pelos canais oficiais de atendimento em caso de dúvidas sobre benefícios do INSS (site ou aplicativo Meu INSS, telefone 135 ou agência da Previdência Social).

FONTE EDITAL CONCURSOSO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade