28 de abril de 2024 10:27

Saúde de profissionais da educação é foco de projeto de Glaycon Franco

Na última semana, durante reunião da Comissão de Saúde da ALMG, o PL 2.552/2015, de autoria do deputado Glaycon Franco, que dispõe sobre a criação do Programa Estadual de Saúde Vocal e Auditiva para professores e integrantes do magistério e do quadro de apoio da rede estadual de ensino do Estado, recebeu parecer positivo da comissão. O projeto segue em tramitação na Casa e deve ser votado em primeiro turno no plenário.

O projeto prevê a assistência médica aos professores da rede de ensino estadual, sobretudo o cuidado com a voz. No texto original, o PL versa sobre atendimento médico preventivo e corretivo dos problemas vocais e auditivos a que estão sujeitos os profissionais da educação. Além da disponibilização de consulta semestral preventiva, com médicos especializados, em postos de atendimentos preparados.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Ministério da Educação entrevistou mais de 6.500 professores de toda rede pública de ensino no Brasil e identificou, ainda de forma preliminar, que 17,7% destes sofrem com problemas vocais, seguidos por problemas respiratórios (14,6%) e emocionais (14,5%).

O deputado Glaycon Franco, autor do PL, celebrou o parecer favorável da comissão: “A educação pública no estado precisa ser readequada com as demandas da realidade. Há anos vemos as dificuldades enfrentas pela classe em diversas áreas de atuação. Tanto dentro quanto fora da sala de aula os professores da rede pública estão em situação vulnerável. O PL objetiva ajudar na manutenção e preservação da saúde vocal e auditiva daqueles que tanto nos ensinam”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade