Gestão e planejamento. Estas são as duas linhas de atuação do novo Secretário Municipal de Educação, o Professor e ex-Diretor da Escola Meridional, Albano de Sousa Tibúrcio, no cargo há exatos 30 dias. Em entrevista ao site e Jornal na tarde desta sexta-feira (29), ele enumerou os desafios da educação em tempos de pandemia, apontando o planejamento como principal ferramenta de gestão.
Albano, que já foi gestor educacional em outras cidades, anunciou que os mais de 12 mil alunos da rede municipal, inclusive creches, retomam às aulas no dia 1º de março. Segundo ele, após o cadastramento escolar, ocorrido em dezembro, houve um considerável aumento de estudantes nas modalidades educação infantil e ensino fundamental.
“Nesse momento, onde estamos na onda amarela, as aulas serão remotas. Quando progredirmos para a onda verde há uma grande possibilidade de retorno para o sistema presencial, mas é um momento futuro que merece planejamento e cuidado”, explicou.
Processo seletivo
O Secretário de Educação explicou que o processo seletivo para contratação dos Monitores de Educação Inclusiva (MEI) foi prorrogado por mais um ano, assim com validade para este ano.
Nos próximos dias será divulgado edital para processo seletivo simplificado que irá nortear a contratação de professores e demais profissionais da educação. Essas informações serão divulgadas no site da Prefeitura de Lafaiete.
Sobre o atual momento Albano reflete que “A educação enfrenta um considerável desafio frente a pandemia, mas a rede municipal está se planejando para atravessar esse momento”.