19 de abril de 2024 15:39

Sem leitos de UTI pacientes de Lafaiete e região são transferidos para São João Del Rey e Barbacena

A evolução do contágio do vírus fez com que os 17 leitos de UTI para covid-19 em Lafaiete estejam sem vagas há mais de 8 dias.
E aí começa o drama dos pacientes e familiares. Muitos já estão tendo que esperar por uma vaga em hospitais da região.
Perto do colapso, a Macro Centro Sul está com 84,11% dos leitos de UTI esgotados e as enfermarias chegam a 88,30%.
Nas 3 principais cidades do Alto Paraopeba a ocupação de leitos de UTI é de quase 100%. O agravamento chega aos hospitais particulares como a Fundação Ouro Branco (FOB) que está sem leitos de tratamento intensivo.


Transferência
Nos últimos dias aos menos 8 pacientes da Micro de Saúde Lafaiete, que agrega 12 m municípios e uma população de quase 190 mil habitantes, foram transferidos para São João Dey Rei e Barbacena.
Situação geral
Ontem nossa reportagem entrou em contato com a Macro Centro quando informou a realidade dos leitos de UTI com atualização até às 14:20 horas:
Congonhas:
10 leitos de UTI, todos ocupados; 11 leitos clínicos, todos ocupados.
Conselheiro Lafaiete:
27 leitos de UTI, todos ocupados; 74 leitos clínicos, 34 ocupados.
Barbacena:
30 leitos de UTI, 27 ocupados, 46 leitos clínicos, 12 ocupados; 15 leitos de suporte ventilatório, 5 ocupados.
Filas na policlínica e transporte
Na sessão da Câmara nesta quinta-feira (11), o Vereador Vado (CD) indagou que flagrou esta semana uma longa fila na policlínica e entre os pacientes estavam trabalhadores testados positivos para Covid-19. “Eles esperam por um atestado médico para entregar as empresas nas quais trabalham. É um risco muito grande contágio. Estamos pedindo que a Secretaria disponibilize um local exclusivo e seguro para estes contaminados”, analisou. Já Damires Rinarlly (PV) sugeriu as pacientes procurem os PSF’s e postos de seus bairros.
Os Vereadores Angelino (PP) e Fernando Bandeira (DEM) pediram prudência e observação permanente das normas sanitárias. “Se a população não levar a sérios os protocolos a situação epidemiológica vai piorar ainda mais. A responsabilidade é de cada um”, pontuou o demista.
Giuseppe Laporte (MDB) comentou que Lafaiete não tem uma ambulância equipada com UTI.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade