O Presidente da SOREAR (Sociedade Regional de Engenheiros e Arquitetos), Eng. Crispim Ribeiro, faz um alerta aos Prefeitos Municipais de Congonhas e Ouro Branco, sobre a necessidade imperiosa e urgente da remodelação das rodovia MG 030 (trecho: trevo da BR 040 – Trevo de Lobo Leite) e da rodovia MG 443 (Trevo de Lobo Leite – Av. do Portão Leste da Gerdau).
Segundo o Eng. Crispim Ribeiro, ao passar recentemente por estes trechos, constatou o péssimo estado de conservação desses trechos, construídos na década de 1970, além de não comporta o elevado trafego de caminhões, que vem aumentando dia após dia, em função das atividades da Siderurgia da Gerdau e principalmente mineração que cresce assustadoramente na região, causando impactos não só na degradação das rodovias, como também em relação aos demais usuários e pessoas residentes ao longo desses trechos.
O Eng. Crispim sugere ainda que, as soluções para minimizar esses impacto ambientais que afetam à todos podem surgir a partir de entendimentos entre os Municípios de Ouro Branco e Congonhas, com a participação da Gerdau, Vale, MRS, entre outras empresa, na condição de contrapartidas.
As intervenções a serem realizadas neste trechos, consistem, como sugestão, a duplicação das faixas de rolamento em cada sentido, construção de canteiro central, novo recapeamento asfáltico, drenagem de águas pluviais, iluminação, reformulação da sinalização vertical/horizontal, radares em pontos estratégicos, as regularizações de acessos laterais, em atendimento a lei federal 6766/ 79 (lei de uso e ocupação do solo), sob pena de penalização por parte do DEER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem) ou até mesmo bloqueios de acessibilidade, por parte da Policia Rodoviária Estadual.
O Eng. Crispim Ribeiro alerta ainda que, no caso de Conselheiro Lafaiete, a situação é semelhante em relação a rodovia BR 482, no trecho: (Bairro Gigante – Fazenda das Palmeiras), que carece também de ampliação imediata, através do DEER ou do município caso a áreas estejam contempladas no perímetro urbano , considerando que o atual estreitamento da faixa de rolamento já carece de ser alargada, não só em função do elevado trafego no local, atualmente existente, como também tratar-se da principal via de ligação da área urbana do município, com a futura ligação da com rodovia da BR 040 (trevo), a partir da implantação da Variante Leste, já aprovada pelo IBAMA nessa região.