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SOREAR alerta prefeitos da região sobre riscos de acidentes nas rodovias MG 030 e MG 443 em Congonhas e Ouro Branco

O Presidente da SOREAR (Sociedade Regional de Engenheiros e Arquitetos), Eng. Crispim Ribeiro, faz um alerta aos Prefeitos Municipais de Congonhas e Ouro Branco, sobre a necessidade imperiosa e urgente da remodelação das rodovia MG 030 (trecho: trevo da BR 040 – Trevo de Lobo Leite) e da rodovia MG 443 (Trevo de Lobo Leite – Av. do Portão Leste da Gerdau).

Segundo o Eng. Crispim Ribeiro, ao passar recentemente por estes trechos, constatou o péssimo estado de conservação desses trechos, construídos na década de 1970, além de não comporta o elevado trafego de caminhões, que vem aumentando dia após dia, em função das atividades da Siderurgia da Gerdau e principalmente mineração que cresce assustadoramente na região, causando impactos não só na degradação das rodovias, como também em relação aos demais usuários e pessoas residentes ao longo desses trechos.

O Eng. Crispim sugere ainda que, as soluções para minimizar esses impacto ambientais que afetam à todos podem surgir a partir de entendimentos entre os Municípios de Ouro Branco e Congonhas, com a participação da Gerdau, Vale, MRS, entre outras empresa, na condição de contrapartidas.

As intervenções a serem realizadas neste trechos, consistem, como sugestão, a duplicação das faixas de rolamento em cada sentido, construção de canteiro central, novo recapeamento asfáltico, drenagem de águas pluviais, iluminação, reformulação da sinalização vertical/horizontal, radares em pontos estratégicos, as regularizações de acessos laterais, em atendimento a lei federal 6766/ 79 (lei de uso e ocupação do solo), sob pena de penalização por parte do DEER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem) ou até mesmo bloqueios de acessibilidade, por parte da Policia Rodoviária Estadual. 

Eng. Crispim Ribeiro – Presidente da SOREAR (Sociedade de Engenheiros e Arquitetos da Região do Alto Paraopeba)

O Eng. Crispim Ribeiro alerta ainda que, no caso de Conselheiro Lafaiete, a situação é semelhante em relação a rodovia BR 482, no trecho: (Bairro Gigante – Fazenda das Palmeiras), que carece também de ampliação imediata, através do DEER ou do município caso a áreas estejam contempladas no perímetro urbano , considerando que o atual estreitamento da faixa de rolamento já carece de ser alargada, não só em função do elevado trafego no local, atualmente existente, como também tratar-se da principal via de ligação da área urbana do município, com a futura ligação da com rodovia da BR 040 (trevo), a partir da implantação da Variante Leste, já aprovada pelo IBAMA nessa região.

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