28 de abril de 2024 01:45

Turismo no País do Guarapyranga – Rota da Cachaça

As riquezas naturais, o patrimônio cultural e o reconhecimento da importância histórica de Minas Gerais são inquestionáveis, o estado recebe turistas de todo o Brasil e do mundo e se diferencia, principalmente, pelas suas belezas nativas, paisagens fascinantes, gastronomia tradicional e pela hospitalidade de seu povo. Dentre as suas diversas possibilidades de destinos encantadores, a microrregião do Alto Vale do Piranga se destaca pelo seu imenso potencial turístico.

A história da nossa região é parte da história do Brasil. Nossos rios foram a porta de entrada das bandeiras paulistas que aqui chegaram em 1691. Nossas terras foram os principais portos seguros dessas bandeiras que desbravaram as nossas minas gerais e encontraram o tão sonhado eldorado descrito pelas primeiras bandeiras comandadas por Fernão Dias Paes Leme, Raposo Tavares, Manuel Borba Gato e Bartolomeu Bueno. O legado deixado pelo bandeirismo, pela igreja católica e pelos emboabas nos primórdios anos de exploração do ouro, ficaram eternizados no rico patrimônio cultural, hoje representado pelas diversas manifestações religiosas, por seus templos, casarões e obras artísticas seculares.

A natureza exuberante do Alto do Vale do Piranga é um convite para os que querem desfrutar das belezas e da tranquilidade do meio rural e conhecer uma fauna e flora raríssimas. Mas o que muitos ainda não sabem, é que esse território é guardião de um rico patrimônio cultural material e imaterial que por muito tempo ficou isolado pela falta de infraestrutura local. Hoje, nossa região está preparada para receber seus visitantes com toda a segurança e conforto e, a partir de então, buscamos fortalecer o nosso turismo por meio de ações que valorizem a potência regional de se tornar parte do roteiro de turismo histórico de nosso país.

Assim, o Projeto Turismo Cultural – País do Guarapyranga –surgiu da motivação de empresários locais em formar uma parceria junto ao poder público com o intuito de valorizar toda essa diversidade e riqueza regional. A nossa proposta visa desenvolver o turismo local por meio do turismo religioso, com a visitação aos templos e participação nas manifestações culturais religiosas; do ecoturismo, por meio da visitação e caminhada nas trilhas ecológicas e prática de esportes radicais; do turismo rural, com a visitação a propriedades rurais, produtoras de cachaça, de leite e da suinocultura; do turismo cultural, com visitação a museus e arquivos; do turismo de entretenimento, na participação nos festivais gastronômicos, carnaval e festas tradicionais.

Dentre as diversas propostas do nosso projeto, destacamos a criação da Rota da Cachaça com o intuito de fomentar a cultura, o conhecimento e a valorização da arte da produção de cachaça artesanal no país por meio da visitação aos alambiques da região. De modo que, um grupo de produtores de cachaça, unidos pelo objetivo em comum de produzir cachaças de qualidade que representem e valorizem as características regionais, estão se estruturando para a visitação e apresentação de seu processo produtivo aos que se interessam pelo universo das cachaçarias.

A Rota da Cachaça, assim como a Rota Gastronômica, propõe demonstrar aos nossos visitantes os sabores de Minas Gerais, mais especificamente, da nossa região e assim, fortalecer ainda mais a tradição na produção de cachaça e a nossa culinária regional. A Rota da Cachaça propõe a visitação aos alambiques da Cachaçaria Vale do Piranga, Cachaçaria Pirapetinga, Cachaçaria Cana Brasil e Cachaçaria Santa Efigênia, localizados entre as cidades de Itaverava e Piranga. Enquanto o roteiro gastronômico sugere a degustação da comida mineira por meio da visitação aos restaurantes localizados entre as cidades de Conselheiro Lafaiete e Itaverava.

Unindo o que temos de melhor, demonstraremos através de nossas bebidas e comidas os sabores e aromas únicos da nossa região, além de promovermos a disseminação do conhecimento acerca de nossa cultura e tradição. O País do Guarapyranga, com todas as suas belezas, riquezas, conforto e hospitalidade, espera por você!

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade