29 de março de 2024 10:21

UFSJ fica entre as 1.200 melhores universidades do mundo

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está entre as melhores do mundo. Na edição 2021-2022, a UFSJ aparece 36 posições acima do desempenho obtido na edição anterior, no ranking internacional da organização Centro de Rankings Mundiais de Universidades, a CWUR, sediada nos Emirados Árabes.  Em nível mundial, a Universidade saltou da posição 1.170  para 1.134, o que a coloca acima de instituições como a tradicional New York Medical College, fundada em 1860. Em nível nacional, a UFSJ figura na 27ª posição dentre as 69 instituições federais de ensino superior, sendo a quarta classificada entre as 11 mineiras.

O ranking acadêmico de universidades globais da CWUR  é divulgado anualmente desde 2012 e avalia a qualidade da educação, a empregabilidade de ex-alunos, a qualidade do corpo docente e o desempenho da pesquisa. Segundo a organização, ao elaborar seu ranking, a CWUR contribui para o estabelecimento de políticas e percepções estratégicas, tanto para governos quanto para instituições universitárias.

Para o reitor Marcelo Andrade, a conquista resume o empenho da comunidade acadêmica – docentes, técnicos, discentes envolvidos com ensino, pesquisa, extensão – e gestão da UFSJ, “que vem trabalhando com total dedicação, nesse cenário adverso de pandemia e cortes orçamentários, para que a Universidade mantenha o curso de seu crescimento.”

Orgulho

A Assessora para Assuntos Internacionais, Liliane Sade, orgulhosa com a posição alcançada pela UFSJ, destaca o fato de que, nesta edição, a Universidade aparece logo em seguida à renomada San Francisco University. “Outra parceira nossa, a Universidade de Austin, no Texas, ocupa a 33ª posição no ranking mundial.”

Em relação à pesquisa, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, relaciona o aumento no CWUR à melhoria na quantidade e na qualidade da produção científica, além de indicar crescimento no número de citações dos trabalhos produzidos na instituição. “Essas ações trazem mais visibilidade à UFSJ no mundo científico, ampliando as possibilidades de parcerias interinstitucionais, intercâmbios e internacionalização da pós-graduação.”

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler, a posição da UFSJ reforça a confiança na escolha de um trabalho coordenado entre as instâncias de formação profissional e acadêmica. “Congregação, colegiado, coordenadorias, unidades acadêmicas, são interlocutores que têm colaborado na reorganização de nossa forma de ensinar, e nos trazem respostas consistentes aos nossos desafios presentes”, avalia.

O resultado do ranking pode ser conferido em https://cwur.org/2021-22.php.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade