O projeto é realizado em parceria com a Escola Municipal Napoleão Reis
Educação financeira é essencial para qualquer cidadão, mas quando esse ensinamento começa ainda na idade escolar, as chances de as pessoas fazerem escolhas conscientes com seu dinheiro e desenvolvem habilidades de administrar os seus próprios recursos aumentam consideravelmente. Pensando nisso, a Una Lafaiete organizou o projeto “Economizo, realizo-me e desfruto. Por onde começo?”, com a Escola Municipal Napoleão Reis, que teve como foco ensinar educação financeira e empreendedorismo a alunos do Ensino Médio.
Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis e Administração da Una Lafaiete já realizaram dois encontros a dezenas de estudantes, que contaram com palestras que reuniam dicas para os jovens aprenderem a desenvolver trabalhar o conceito de prosperidade e visão de mundo nos adolescentes.
Para Vinícius Costa, diretor da Una Lafaiete, o projeto vai muito além do jovem pensar na administração do próprio dinheiro. “O nosso foco é fazê-los pensar no autodesenvolvimento pessoal e profissional e, principalmente, conseguir organizar as finanças para atingir os sonhos”, explica.
De acordo com o professor de matemática da Escola Napoleão Reis, Luiz Paulo Rivelli Nogueira, já é possível reconhecer a mudança de mentalidade nos alunos e muitos projetam um futuro diferente a partir das atividades do projeto. “Ao questionar a turma sobre o projeto, percebi o entusiasmo. Alguns deles chegaram a dizer que mudaram de postura em relação aos gastos e estão pensando mais no futuro”, comenta.
Nos próximos meses, o projeto será estendido para outras escolas e passará por uma readequação, de acordo com o perfil de cada instituição.
Economizar é um desafio para a maioria dos brasileiros
Confira as cinco dicas da Ariele Dias Moreira, parceira e uma das palestrantes do projeto “Economizo, realizo-me e desfruto. Por onde começo?”, da Una Lafaiete, para assegurar mais responsabilidade financeira:
· Poupe antes de gastar;
· Utilize contas sem tarifas;
· Saia de casa sem cartão;
· Cuide da saúde física e mental;
· Pense em longo prazo.