30 de abril de 2024 18:09

Vai comprar seu primeiro imóvel? FGTS poderá ser usado para abater parcelas

Nova modalidade não tem limite de juros e também tem como principal fonte de recursos os bancos comerciais e bancos de investimento.

Quem possui dinheiro no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e quer comprar o primeiro imóvel poderá abater as prestações se o bem for financiado com recursos do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). A medida foi aprovada nesta última terça-feira, 11, e passa a valer a partir de agosto.

O SFI financia imóveis com recursos livres dos bancos. Com a decisão, o trabalhador terá duas possibilidades.

  • Primeira opção: usar o saldo da conta para reduzir o saldo devedor do imóvel.
  • Segunda opção: abater até 80% da prestação em 12 meses, prorrogáveis ao fim de cada período.

Anteriormente, o uso do FGTS para quitar parte do financiamento imobiliário era permitido somente ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que também financia unidades de até R$ 1,5 milhão, mas cobra juros limitados a 12% ao ano e é parcialmente custeado com recursos da caderneta de poupança.

Mas agora a permissão foi ampliada ao SFI, que não tem limite de juros e também como principal fonte de recursos grandes investidores empresariais, como bancos comerciais e bancos de investimento. Como o Conselho Curador do FGTS deu 90 dias para que as instituições financeiras se adaptem, a medida apenas entrará em vigor em agosto.

Primeiro imóvel

Importante destacar que o Conselho impôs algumas condições para o financiamento pelo SFI, uma delas é que os recursos do FGTS só poderão ser usados para cobrir o financiamento do primeiro imóvel próprio, além disso deverá ter conta aberta no Fundo de Garantia aberta há mais de três anos.

FONTE EDITAL CONTÁBIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade