27 de abril de 2024 22:14

Vale promove teste de sirene na Mina de Fábrica e em Belo Vale

A Vale, com apoio das Defesas Civis estadual e municipal, realizará, nesta sexta-feira (9), às 9h, o comissionamento de nova sirene das barragens Marés I e II, da Mina de Fábrica, em Belo Vale A atividade consiste no acionamento com o som original das sirenes para teste técnico dos equipamentos – antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste.

O som pode ser ouvido na zona rural próxima, no Restaurante Varandão Espaço Gourmet, na MG-442 (entre o Km 15 e o Km 17) e no acesso ao distrito de Boa Morte. As autoridades competentes e a população vizinha às estruturas foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro.

Foto Ilustrativa

Sirenes de alerta de emergência são instaladas em locais indicados pelo PAEBM
A nova sirene integra o sistema de alerta das barragens no município, que já possui uma rotina mensal de testes estabelecida em Belo Vale, todo dia 9, às 10h. Dessa forma, nesta sexta-feira, haverá dois acionamentos: um com o brado original da nova sirene às 9h e outro às 10h, com música instrumental, relativo ao teste mensal de todas as sirenes das estruturas. O segundo toque pode ser ouvido na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens.

As atividades são preventivas e fazem parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade