25 de abril de 2024 17:46

Veja vídeo da passagem de foguete chinês por Santa Catarina

O foguete chinês que estava em queda descontrolada foi flagrado por uma câmera de monitoramento na noite de sexta-feira (7). O registro foi captado pela estação de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina, por volta das 18h30.

No vídeo, é possível observar o padrão de piscar (semelhante ao que vemos em aviões). O colunista Marcelo Zurita explicou que isso ocorre porque o foguete estava girando no ar, o que fazia com que ele refletisse mais ou menos luz, de acordo com a posição que aparecia para nós.

É graças a esse padrão de variação de brilho que astrônomos amadores conseguiram identificar que o objeto estava descontrolado.

Mistério sobre queda continua

A reentrada dos destroços do Longa Marca 5B na atmosfera aconteceu no final da noite de sábado (8), seguindo a trajetória prevista. Porém, permanece ainda um mistério quanto ao local e horário exatos. Existem duas notificações, uma feita pelo governo americano e outra pelo governo chinês. De acordo com o Comando Espacial Americano, o foguete caiu às 23h15 sobre a península Arábica. Já a Gerência de Espaço da China afirmou que os detritos caíram às 23h24 sobre às Ilhas Maldivas – a cerca de 3 mil quilômetros do ponto indicado pelos americanos.

Localização da queda do foguete chinês é divergente
Autoridades divergem sobre local da queda do foguete chinês | Crédito: Marcelo Zurita

Marcelo Zurita avalia que essa inconsistência se deva a uma imprecisão de dados de um dos dois países ou à possibilidade de os detritos terem viajado todo esse percurso durante a reentrada.

Desde o início, havia um entendimento de que o risco de incidentes com o foguete chinês era baixo. Porém, a China foi criticada pela maneira como lidou com a queda do veículo espacial.

Para autoridades ligadas à Nasa e também à Agência Europeia, os chineses não se preparam adequadamente. Eles deveriam ter feito a desaceleração programada do foguete, de modo que seu curso pudesse ser controlado e dirigido a áreas específicas do planeta, o que garantiria que nenhum destroço correria o risco de atingir áreas habitadas. Ao invés disso, o foguete chinês reentrou na atmosfera terrestre sem controle, o que é considerado uma manobra de risco desnecessário por cientistas e técnicos espaciais.

Que foguete é esse?

O Longa Marcha 5B levou ao espaço o núcleo da futura estação chinesa Tiangong. Com 16,6 metros de comprimento e 4,2 metros de diâmetro, o laboratório terá capacidade de receber três tripulantes.

No total, serão 11 missões para construir Tiangong até 2022. Serão quatro viagens tripuladas, quatro de carga e o lançamento de três módulos. Quando completada, a estação terá vida útil de 10 anos – que pode chegar a 15 anos com atualizações.

Fonte Olhar Digital

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade