28 de março de 2024 22:21

WhatsApp testa recursos para permitir envio de fotos e vídeos; veja como vai ficar

Julho tem sido um mês movimentado dentro da equipe de desenvolvimento do WhatsApp. As versões betas para Android do aplicativo estão testando uma nova forma de enviar imagens e vídeos para contatos, permitindo que os usuários escolham a qualidade. As informações são do site WABetaInfo, que acompanha as atualizações das versões betas do WhatsApp. 

Hoje, se alguém deseja enviar uma foto ou vídeo com tamanho maior, a própria ferramenta do WhatsApp comprime o arquivo para que o envio e o download ocorram mais rápido e gaste menos os dados dos usuários. No entanto, a medida também diminui a qualidade da foto ou vídeo. 

Por isso, duas novas versões do WhatsApp beta para Android estão em fase de testes. A primeira, lançada no dia 1° de julho, numerada como 2.21.14.6, é a responsável por trazer a opção de escolher a qualidade de vídeo a ser enviada. Serão três opções: 

  • Auto: O próprio aplicativo vai detectar qual a melhor compressão para ser feita no vídeo a ser enviado. 
  • Melhor qualidade: O WhatsApp sempre vai enviar os vídeos na melhor qualidade disponível. 
  • Economia de dados: Com essa configuração, o WhatsApp sempre vai comprimir os vídeos antes de enviá-los. 

A versão beta mais recente do app, lançada no dia 08 de julho e numerada como 2.21.14.16, traz as atualizações para envio de fotos em maior qualidade. No caso, as configurações são as mesmas para o caso dos vídeos, com três opções: Auto, Melhor qualidade e Economia de dados.

Conforme as capturas de tela do WABetaInfo indicam, parece que as opções de qualidade no envio de imagens e vídeos estarão no menu de configurações do WhatsApp e se aplicarão a todas as fotos. Ou seja, o usuário não terá que escolher a qualidade em cada envio.

Como enviar fotos e vídeos com maior qualidade hoje 

Atualmente, já é possível enviar fotos e vídeos na qualidade em que foram gravados. No entanto, o modo de se fazer isso não é tão intuitivo. 

Para enviar uma foto ou vídeo de maior qualidade, é preciso fazer os seguintes passos: 

  • Dentro de uma conversa, toque no símbolo de “Clipe”, ao lado do símbolo da “Câmera”; 
  • Selecione “Documento” no canto esquerdo superior do pop-up; 
  • Selecione “Procurar outros documentos…”; 
  • No menu esquerdo, você precisa encontrar a pasta onde a foto ou vídeo está salvo. É provável que ela esteja na pasta de “Imagens” ou “Vídeos”, disponível no menu no canto esquerdo da tela. 
  • Escolha o arquivo de imagem ou vídeo e envie. 

WhatsApp Beta: como fazer parte do programa de testes 

O WhatsApp Beta está com todas as vagas preenchidas no momento. Caso você queira testar sua sorte, é só seguir os passos abaixo. 

Antes de entrar do “grupo de testes” do WhatsApp e ter acesso a novos recursos, é preciso saber que você pode enfrentar bugs, erros inesperados e problemas de interrupção no aplicativo. Se mesmo assim há o interesse em fazer parte da versão beta, você precisa ter um aparelho Android. 

Isso porque o WhatsApp Beta só está disponível na Google Play. Para acessá-lo, é só entrar pela sua conta dentro da loja de apps e: 

  • Acessar o link para o programa de testes do WhatsApp Beta
  • Clique em “Participar do programa de testes”. 
  • A mensagem a seguir comprovará a participação no programa. (Ou indicará que o limite de participantes já foi alcançado.) 

É necessário que o usuário já tenha baixado a versão oficial do WhatsApp antes de realizar o procedimento. Após a confirmação, será feita uma atualização do aplicativo automaticamente, ou você pode atualizar automaticamente direto na Google Play. 

Já as funções novas serão baixadas automaticamente para usuários Beta, que terão acesso antecipado a elas para, obviamente, testá-las. É preciso deixar claro que o WhatsApp vai ter acesso a sua experiência como usuário. 

Para sair do programa de testes e retornar a versão oficial, o usuário precisa acessar o mesmo link em que se inscreveu e desinstalar a versão beta. Depois, será possível baixar o WhatsApp

FONTE NOTICIAS CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade