O Capim Vetiver, originário da India, tem largo emprego na biotecnologia moderna. Mais conhecido no Brasil por suas aplicações em recuperação de taludes e encostas degradadas, despolui micro bacias e esgotos urbanos com sua raíz que se alimenta de micro organismos nocivos ao ambiente.
Essa raiz, que pode chegar a quase 3 metros no solo tem uma ressitenica semelhante ao aço. Mas é também usada na produção de perfumes.
Como artesanato é popular na China e países da Asia, como Vietnam e Laos., norte da Africa e América do Norte. Popular na venezuela chegou ao Brasil pelos Venezuelanos Marbella Rivas e Rafeal Luque que vieram a Santana dos MOntes ministrar um curso de capacitação em 2016.
Atualmente, uma associação de artesãs cuida de produzir essa arte única na cidade de Santana. A Deflor bioengenharia que produz mudas dessa planta ecológica na Fazenda Guarará (Santana) apoia o grupo.
A Deflor doou mudas que as artesãs plantaram em suas hortas, cinaod asim uma cadeia de sustentabildade para os multiplos usos da planta totalmente ecológica.