24 de abril de 2024 04:54

Secretário comemora aumento no ICMS Cultural e anuncia registros históricos de peças e imagens

A Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete anunciou avanços em ações na preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.

“Conselheiro Lafaiete é uma das cidades da região que mais pontuou este ano. Esta pontuação é feita através de diagnósticos que apontam ações e investimentos a favor da preservação do Patrimônio Histórico local. Alcançamos a soma de 19,56 pontos evoluindo de 11 pontos que possuíamos no inicio de 2017”, comemorou.

Os números representam mais recursos do ICMS Cultural destinados à Preservação da memória e das manifestações culturais locais. O resultado apresentado é fruto das ações desenvolvidas nos últimos dois anos que implicam nos projetos de restauro da Casa da Cultura Gabriela Mendonça e outros que a cidade em breve poderá acompanhar a execução.


“Uma destas ações, e que anunciamos publicamente por esta matéria são os registros que reconhecem a Imagem da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, a sua respectiva Coroa e a Imagem de Nosso Senhor dos Passos, todos da Matriz Nossa Senhora da Conceição, como bens móveis de importância histórica do nosso Município. Tais feitos foram legalizados com aprovação do Conselho do Patrimônio Histórico, anuência do Pároco José Maria Coelho e por Decretos (120, 121 e 126/2021) do Prefeito Municipal Mário Marcus Leão Dutra”, comentou o Secretário.

13ª de Minas

A Cidade, em 1709, foi dedicada à Imaculada Conceição, tendo sua paróquia instituída como a 13ª de Minas. A imagem agora Patrimônio Histórico tem origem Portuguesa e segundo laudo do Ministério Público é do século XVIII. ]

Sua coroa, no entanto, é mais recente, quando sob o arcebispado de Dom Oscar de Oliveira, foi realizada em 1963 a coroação Pontifícia da Imagem. Consta na história que a coroa fora desenhada por uma menina de 14 anos, chamada Beatriz Lopes Vieira, na ocasião aluna do Colégio Nazaré, depois projetada pelo artista Professor Celestino Roig e em seguida confeccionada por um joalheiro de Belo Horizonte chamado Raimundo Viana.

Já a imagem do Senhor do Passos, segundo histórico tem origem portuguesa e características do final do século XVIII. Constam que apenas outras três imagens similares no Brasil como a que os lafaietenses veneram em todas as Semanas Santas.

Uma das principais características, além do estilo de roca, são as pedras de rubi, cravejadas em suas feridas representando o sangue de Cristo.

Festival de Congado e outros


Ainda de acordo com o secretário, o próximo passo a curto prazo, será o reconhecimento dos Festivais de Congado, Bandas de Música e o de Teatro, eventos que fazem parte de um calendário já tradicional na cidade. “Mas, o olhar dos gestores culturais vai adiante, vislumbrando registrar outros bens e manifestações como a Entronização dos Sagrados Corações, a encenação Bíblica da Semana Santa da Paróquia São Sebastião entre outros”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade