26 de abril de 2024 09:36

Bombeiros salvam bebê que não conseguia respirar após amamentação

No início da manhã desta quinta-feira (5), o Sargento Alex, do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, organizava a documentação do plantão que se encerrava quando o telefone de emergência (193) tocou.

Do outro lado da linha, uma mãe em desespero pedia ajuda para seu bebê de pouco mais de um mês que não conseguia respirar após a amamentação.

Com base em seus conhecimentos de primeiros socorros, o militar acalmou a solicitante e a orientou sobre as ações a serem tomadas enquanto a viatura de resgate se deslocava para o local. Logo após as primeiras manobras, o Sargento pôde ouvir através da linha o choro do bebê, o que sinalizava um desfecho positivo para a ocorrência. Poucos minutos depois, a Unidade de Resgate chegou ao endereço, onde verificou que a criança já conseguia respirar normalmente.

De acordo com o Sargento Alex, militar que atendeu a ligação, “Logo após as primeiras informações, percebi que se tratava de um quadro de obstrução respiratória por líquido. Nestas situações, é necessário acalmar a pessoa que está do outro lado da linha para que ela consiga executar as manobras para desobstrução da maneira correta. Após as primeiras orientações, ouvi a criança chorando, o que, nestes casos, é um ótimo sinal (afinal, só consegue chorar quem está respirando)”.

A equipe de resgate chegou ao local poucos minutos depois da solicitação e verificou que o bebê já respirava normalmente. Os militares ofereceram encaminhamento ao hospital para uma avaliação, mas a mãe informou que já havia feito contato com o pediatra da família e que ele os atenderia posteriormente. Sobre o desfecho da ocorrência, Alex afirma que “A orientação aos pais é ligar imediatamente para o 193 ao perceber que o bebê não consegue respirar.

No Corpo de Bombeiros, somos treinados para este tipo de situação e estamos de plantão 24 horas por dia, todos os dias. Para mim, é emocionante saber que pude ajudar de alguma forma”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade