26 de abril de 2024 21:28

Entre Rios e região perdem uma de suas maiores defensoras e engajadas mulheres da causa apaeana

O céu está em festa. Faleceu ontem (20), em Muçum (RS), terra natal de seu esposo Nelson Deconto, a Diretora Geral da Escola de Educação Especial “Moleque Sabido” , da APAE de Entre Rios de Minas, a entrerriana Teresa Cristina Teixeira Merlo Deconto.

Filha de Mozart Teixeira e Maria José de Oliveira, “Teka” (como era conhecida) trabalhou como voluntária na presidência da APAE do município, por diversos mandatos, desde a sua fundação em agosto de 1994.
No próximo dia 31, completaria 68 anos, boa parte deles, defendendo os direitos dos portadores de necessidades especiais à educação e tratamentos especializados.

Tereza do Sr. Mozart, era uma mulher de fibra, educadora, ativista do bem, engajada nas causas sociais e culturais, voluntária da causa dos excluídos, seu falecimento deixa um vazio no movimento apaeano regional e de Minas através de seu incondicional trabalho no cuidado e amor às pessoas com deficiência física, psicomotora e intelectual.

Quem conheceu a Tereza do Sr. Mozart, conheceu de perto de sua capacidade de liderança, engajamento e mobilização nas mais variadas atividades que exerceu a longo de seus 67 de anos de plena existência dedicada daqueles sem voz, excluídos e marginalizados, mas cuja causa abraçou desde do início de suas atividades pedagógicas inserindo com garra e amor a pauta da APAE nas políticas públicas.

Ela deixa um legado de extrema dedicação e fervor a causa da educação inclusiva, emancipatória e libertadora e um exemplo para as futuras gerações pelo engajamento social.

Uma mulher humana, sincera, valente, devotada a causa do próximo e e digna de todos os louvores. Muito mais que um extenso currículo ficam seus valores de entrega, dedicação e amor ao próximo.

O velório está previsto para amanhã, domingo (22), das 10 às 14 horas, no Velório Resende, em Entre Rios de Minas. Teka deixa o esposo Nelson, com quem estava casada desde 1998, e dois filhos “de coração”, os jovens Paulo Henrique e Larissa Márcia. Atualmente, Tereza era diretor da Escola Especial da APAE.

Sua história

Tereza foi das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Entre Rios de Minas (APAE) e sua primeira presidente da entidade, no ano de 1994, tendo sido uma voz sempre atuante à frente do projeto desde então.

Aposentada pelo Estado de Minas Gerais, dedicou-se voluntariamente à causa social, sempre ampliando o raio de atuação da APAE, contribuindo com a vida de inúmeras famílias.

Teresa fundou a “Escola Especial Moleque Sabido”, proporcionando a educação às pessoas com necessidades especiais desde a infância, garantindo-lhes o ensino e a inclusão social por meio das práticas educativas. Também trouxe a Entre Rios, o projeto “Casa Lar”, para permanência de adultos com deficiência com profissionais indispensáveis ao seu zelo.

Fundou o “Centro Dia”, que visava à socialização das pessoas com deficiência que já passaram pela escolarização. Por fim, nos últimos tempos, garantiu a assistência gratuita à saúde dos assistidos, com a disponibilização de médicos e profissionais em atendimento pelo SUS.

No âmbito educacional, Teresa construiu sua carreira como professora de Ciências no Estado de Minas Gerais, logrando êxito pelo seu desempenho e se tornando diretora da Escola Estadual Pedro Domingues. Desta época, muitos entrerrianos recordam sua didática e seu comprometimento com a educação de qualidade, sem perder de vista o caráter social e inclusivo.

Tereza atuou fortemente no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), garantindo o desenvolvimento de políticas públicas e mobilizando esforços para doações de pessoas físicas e jurídicas para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Exemplo de pessoa íntegra, de alto grau de conhecimento da causa que defendia e sempre zelosa pelos seus alunos, colegas de trabalho, sua família e amigos, faz-se extremamente necessário homenagear e zelar pela sua memória diante do profícuo trabalho que desenvolveu em prol de nossa comunidade entrerriana. ( parte do Texto extraído da Câmara Municipal)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade