23 de abril de 2024 03:36

Do sonho a realidade: projeto incentiva a leitura em tempos de pandemia e Lamim ganha Biblioteca Comunitária Casa dos Sonhos

A Associação Leitura e afeto, de Lamim, iniciou suas nossas atividades em dezembro de 2020 e hoje conta com Biblioteca Comunitária Casa dos Sonhos, um espaço simples, mas muito acolhedor.

Ali se desenvolvem ações de incentivo a leitura, como empréstimo de livro literário; clube de leitura compartilhada; clube de leitura e afeto (um grupo para mulheres com leitura terapêutica); clube de Contação de histórias; oficina criativa para crianças; concurso de histórias; concurso de desenho infantil; sorteio de livros e brindes para participantes e sala de mine cinema na biblioteca comunitária.

Tudo oferecido gratuito para a comunidade e atendemos usuários de outras cidades.

Como tudo começou

Segundo a coordenadora Ivanilci Carvalho, o projeto iniciou em 2019. “Eu não gostava de leitura, mas na graduação em biblioteconomia me deparei com a disciplina biblioterapia. Aí eu senti algo leve e prazeroso, não consegui entender de fato o que era, mas era algo muito bom”, contou.

No início de 2020, veio à pandemia, o isolamento social, o pânico, mas a vida tinha que continuar e assim foi. “E em um belo dia me deparei novamente com a palavra biblioterapia nas mídias, e pensei agora vou descobrir de verdade o que significa esta palavra de encantamento, e foi o divisor de águas em minha vida”, explicou Ivanilci. Assim ela iniciou a formação em biblioterapia e o amor foi aumentando e ela entendeu que as histórias humanizam que elas cuidam da alma é mágico.

“As histórias foram cuidando de mim e ao descobrir que nascemos seres incompletos, que vivemos uma luta para nos completar e que as histórias tem este poder especial de criar vínculos e cuidar no nosso ser humano. O encantamento pelos livros, pelas histórias ressurgiu em meu coração com a força total, comecei a devorar os livros, as histórias infanto juvenil me conquistou e a partir daí foi lendo e lendo e estudando e apaixonando”, relatou.

Os meses foram passando e o amor pelos livros foi crescendo e assim surgiu o primeiro clube de leitura virtual com os adolescentes quando todas noites haviam um encontro com uma leitura compartilhada.

O vírus da biblioterapia foi contagiando e surgiu a necessidade de levar este prazer pela leitura a todos e todas, quando Ivanilci realizou uma campanha nas redes sociais com a doação de livros literários e em um belo dia sua filha Emmily contabilizou 1,5 obras em na sala de sua casa. “Foi algo surpreendente e agora tínhamos o desafio de conseguir um espaço”, assinalou.

Em dezembro de 2020 nasceu a Associação leitura e afeto e com o desejo de construir a nossa primeira biblioteca Comunitária. “E os esforços não foram medidos e mesmo sem nenhuma condição financeira e com o pouco que tínhamos no momento, surgiu no final de dezembro de 2020 a nossa Biblioteca Comunitária Casa dos Sonhos. Estamos ainda com os clubes e oficina no formato virtual por causa da covid-19, mas sei que poderemos pós-pandemia realizar estes encontros presenciais e levar o amor pelos livros a toda comunidade urbana e rural. Temos objetivo de criar um carro biblioteca para poder visitar as comunidades rurais e formar multiplicadores do projeto”, completou.

Dizer agora qual será meus próximos passos de uma coisa eu tenho certeza será no caminho dos livros e com as pessoas e que esta paixão somente aumentará e será um gás para que eu possa levar o novo olhar das histórias e que possamos contagiar mais pessoas e nos humanizar.

“Nosso projeto continua andando, seguindo firme e convicto que estamos no lugar certo, pois amo o que eu faço e este amor me dará força para que eu nunca desista e que depois eu possa contar para vocês em que lugar odo caminho estamos seguindo”, finalizou.

https://youtu.be/Si8XSy8lIKU

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade